CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

917 artigos

blog

O domingo em que Bolsonaro morreu

"Bolsonaro ainda tem algum poder político? Tem, claro. Mas muito menos do que antes e em trajetória claramente declinante", diz Eduardo Guimarães

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

É bem provável que a "minifestação" de hermanos portenhos que ovacionou Bolsonaro em território argentino tenha sido maior, numericamente, do que a equivalente brasileira levada a cabo no último domingo. 

Nenhum dos  objetivos de um convescote da terceira idade que gerou vergonha por aqueles que se expuseram a um ridículo de tal calibre foi atingido. E não eram muitos; apenas dois: intimidar os senadores que cogitam aprovar Flávio Dino na sabatina de quarta-feira e fazer hesitar o Judiciário quanto a medidas que está prestes a tomar contra Jair Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, a micareta gerontológica produziu efeitos opostos aos pretendidos; liberou os senadores para votarem como quiserem e a PF a prosseguir com a denúncia contra o ex-presidente à Procuradoria Geral da República e desta ao Supremo Tribunal Federal. 

Animado, fui ao Baile da Saudade da direitona que ocorreria na mais paulista das avenidas em horário mais agradável a vovôs e a vovós como este que escreve, de forma que iríamos alimentadinhos caminhar/manifestar no corredor dominical cedido ao lazer nos domingos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Munido apenas de um singelo celular, preparei-me para registrar a morte morrida de Bolsonaro. Era inexorável. Quem, em sã consciência, vai para um evento em que black blocs da terceira idade podem sair de controle e resolverem fazer alguma peraltagem como a de quebrar algumas vidraças ou destruir um patrimoniozinho público qualquer?

Aos 64 anos, senti-me o caçula da manifestação. Tive medo de que algum "patriota" quisesse me colocar na cama devido ao avançado da hora (15:30 h). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Piadas infames à parte, eu e meu celular pudemos contornar a 'minifestação' em 48 segundos. Sem correr e ainda tirando fotos. A manifestação ocupava, em comprimento, os poucos metros diante do Parque do Trianon, que não dá nem meio quarteirão. E, na largura, apenas as duas pistas de rolagem da  avenida - as calçadas estavam livres. 

Só quem tinha bom potencial para 'protestar', ali, eram os longos cassetetes de uma quantidade de PMs que quase ultrapassava a de uma turma que poderia estar em casa curtindo os netos em vez de ficar atrapalhando o lazer dominical de uma garotada enfezada com a interrupção da avenida. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando os transeuntes gritavam "fora Bolsonaro", os camisas amarelas não diziam A - até porque, a  maioria não deve ter  mais aquela audição toda. 

As brincadeiras visam apontar a ausência TOTAL de jovens naquele movimento ridículo. E uma manifestação de respeito tem que ter jovens, senão tampouco tem futuro. Mesmo que não sejam muitos. Mas  nada havia abaixo de umas  quatro décadas de vida. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro morreu ontem. Por que? Alguns dias atrás, o jornal O Globo publicou resposta de Eduardo Bolsonaro ao questionamento sobre as duas manifestações anteriores, igualmente "flopadas'. Ele respondeu que os 'patriotas' não haviam comparecido porque nenhum dos Bolsonaro convocou. 

No sábado, o  UOL relata que o mesmo 03 disse que havia "chegado a hora" de manifestar e que todos os Bolsonaro, agora, haviam convocado o que lá se  viu neste domingo. Bem, "flopou" do mesmo jeito. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro ainda tem algum poder político? Tem, claro. Mas muito menos do que antes e em trajetória claramente declinante. Se for preso, poderá cantar "Don't cry for me Argentina", porque, no Brasil, ninguém vai derramar uma lágrima.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO