CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

O elogio à senectude

Devemos nos preparar para a velhice, deixando para trás as paixões inúteis e todo o sofrimento que elas nos causam. Ficar velho, assim, é um privilégio, uma virtude, não uma condenação

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estava lendo por estes dias um texto de Michel Foucault sobre o "cuidado de si" e a emergência do sujeito na história da filosofia ocidental. E fiquei encantado com o pensamento dos estóicos sobre a velhice, ficar velho, atingir a idade dos mais velhos.

Sempre tive uma veneração pelos mais antigos, e sempre me emociona ver os jovens cuidando dos idosos, sejam eles ou não seus parentes. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo Foucault, para os estóicos cada idade tem sua forma de vida (infância, adolescência, vida adulta e velhice). A sabedoria humana está em saber viver cada uma dessas idades. Mais ainda, se preparar (cuidar do corpo e da alma) para vivê-las bem. É de acordo com o que elas têm a nos oferecer.

Devemos nos preparar para a velhice, deixando para trás as paixões inúteis e todo o sofrimento que elas nos causam. Ficar velho, assim, é um privilégio, uma virtude, não uma condenação.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O usufruto pleno da senectude não é uma UTI nem uma homecare. É saber gozar e viver as delícias da provectude, sem a angústia de se provar nada. Cuidar de si, libertar-se das paixões, das futilidades do dia a dia, da vontade de poder, do dinheiro, da ambição, da vaidade, do orgulho, das máscaras sociais, é cuidar da nossa vida. Cultivar o espírito e procurar ser bom, ser melhor.

Isto Sêneca, Marco Aurélio e os outros nos ensinaram.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO