CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Isac Mota avatar

Isac Mota

9 artigos

blog

O ensino da filosofia na EJA

São necessárias fórmulas criativas que desenvolvam um plano de ensino ousado, que faça opção por conteúdos que estimulem o desenvolvimento da capacidade existente no próprio aluno

São necessárias fórmulas criativas que desenvolvam um plano de ensino ousado, que faça opção por conteúdos que estimulem o desenvolvimento da capacidade existente no próprio aluno (Foto: Isac Mota)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ensino de Filosofia no Brasil, ministrado em qualquer modalidade de ensino, está intimamente relacionado a circunstâncias sociais. Não apenas no sentido de explicitar o contexto ideológico, econômico e político dominante, mas, principalmente, no intuito de reforçar uma necessidade de mudança na sociedade, em que os indivíduos vivem e estão presentes.

Nesse contexto, o aluno passa de ser passivo para um ser ativo como membro desta sociedade. O mesmo deve ter acesso aos valores e crenças que são ministrados pelo docente, fazendo, assim, que se estabeleça um contato pleno, em que ele possa contribuir para a construção de uma cidadania eficaz e com os mesmos direitos para todos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Hoje, uma das maiores dificuldades encontrada no ensino de Filosofia, para o alunado da EJA, seria o desenvolvimento de uma metodologia que atendesse a realidade dessa modalidade de ensino. A deficiência se encontra em ambas as partes, tanto no docente, quanto no discente. Falta uma preparação metodológica, na qual seja possível iniciar um itinerário que facilite a aprendizagem dos conteúdos apresentados ao aluno.

São necessárias fórmulas criativas que desenvolvam um plano de ensino ousado, que faça opção por conteúdos que estimulem o desenvolvimento da capacidade existente no próprio aluno, ao facilitar as questões propostas ao aluno, quebrando a barreira adquirida pelo processo de descontinuidade dos estudos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesse sentido há uma necessidade de um estudo aprofundado das dificuldades apresentadas pelo educando da EJA, "de modo que pudesse compreender as distintas demandas e expectativas do alunado" desenvolvendo uma metodologia que possibilitasse ao docente realizar práticas pedagógicas mais direcionadas a realidade da EJA. (CHAGAS, 2011p. 195)

Será um desafio para o professor de Filosofia, que leciona na modalidade EJA, fazer com que seu alunado absorva um conteúdo reflexivo, que o estimule não só ao pensamento crítico, mas à formação de sujeitos na consumação de sua cidadania.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ensino de Filosofia, na EJA, implica na formação de uma aprendizagem que inclui educação, cidadania e democracia. Esses três conceitos nortearão o alunado desta modalidade a serem construtores de suas próprias histórias de vidas, tanto na esfera intelectual, quanto social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO