CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
David Nogueira avatar

David Nogueira

Professor e jornalista, foi dirigente da CUT, da CNTE e ex-secretário de Comunicação do PT/RO; membro do diretório PT/RO

52 artigos

blog

O erro alheio é magnífico

A intolerância religiosa na Europa não é elemento novo e deve ser observada por nós com atenção. Precisamos aprender com aqueles graves erros

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

1. O erro alheio é magnífico!

Esse negócio de religião é complicado, delicado, melindroso... perigoso! E o problema se agrava, exponencialmente, quando a necessidade de provarmos a superioridade do "meu Deus", em relação ao "Deus do outro", passa a ser a razão de vida do cidadão. Esse "meu" ser Celestial único e "verdadeiro", não raramente camuflados por desejos menos nobres, levou a humanidade para diversas guerras idiotas, sanguinárias, fazendo-nos ter inveja do cérebro de uma ameba!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2. Números divinos

Segundo o Censo do IBGE de 2010 (dados oficiais mais recentes sobre o tema), o Brasil é um país eminentemente cristão, onde 86,8% de seus felizes moradores assumem-se como tal. Mas não são todos devotos da Santa Madre Igreja Romana. Desse total, 22,2% (mais de 42,3 milhões de pessoas) identificam-se no grupo dos chamados "Protestantes", cujas subdivisões são múltiplas, variadas e minha ignorância não permite discorrer sobre suas fundamentações. Os irreligiosos, ateus, agnósticos ou deístas chegam a 8,0%, a resultar em, aproximadamente, 15,3 milhões. Os assumidos como espíritas são 2,0%, ou seja, cerca de 3,8 milhões de cidadãos. Depois temos grupos menores com 0,7% de Testemunhas de Jeová, 0,3% de nossos compatriotas declararam-se seguidores do Animismo Afro-Brasileiro e 1,6%, seguidores de outras religiões (Judeus, Messiânicos, Esotéricos, Espiritualistas, Islâmicos, Hoasqueiros, entre outras tribos).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

3. Outras observações

Não vamos entrar no mérito da veracidade ou não dos dados, pois seria uma linha de pensamento inócua e sem conclusão aceitável, pior ainda, poderíamos cair no campo infértil das paixões transcendentais. O fato é que a pesquisa fala em como as pessoas se vêem na sua relação pessoal com o religioso. Os Católicos são maioria (64,4%), não obstante, por questões diversas, sofrem pesadas baixas no número de seguidores ao longo das últimas décadas. Por outro lado, o setor evangélico avança consideravelmente, conquistando mentes e corações. No início da década de 1970, os católicos eram 91,8% e os evangélicos apenas 5,2%. Em quarenta anos, muita coisa mudou na relação dos indivíduos com o além, e o retrato religioso do Brasil é outro... mais plural.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

4. A dor não é o caminho

Há duas formas de você aprender as coisas significativas da sua existência. Uma delas se pauta na observação. Por essa via, o conhecimento brota da compreensão dos fatos à luz do filtro da inteligência. Infelizmente, essa é uma maneira pouco eficiente, pois, pela gentil mão da Sr. ª Vida, o ser humano tende a aprender muito pouco. A outra forma de se adquirir o conhecimento, muito mais eficiente, é pelo sofrimento sentido de modo individual. A dor é uma professora implacável, detentora de uma pedagogia muito particular, capaz de imputar a sabedoria a todos... ou a quase todos!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

5. Por que o meu seria o melhor?

A intolerância religiosa na Europa não é elemento novo e deve ser observada por nós com atenção. Precisamos aprender com aqueles graves erros. Necessitamos fazer isso vendo, olhando, observando. Esse tema não pode ser para nós um aprendizado calcado e consolidado na agonia. O respeito religioso constitui um imperativo básico dentro de uma sociedade em busca de bem estar amplo. Misturar política com religião é caminho curto para desrespeitos e isso já é observado (de modo mais intenso) no Brasil dos últimos anos. Os desdobramentos desse assunto de cunho divino são muitos. Consequentemente, até que tenhamos resolvido nossas verdades com Deus, cabe a mim respeitar o Seu pensamento... e a você, o Meu!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO