CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lucas Ponez avatar

Lucas Ponez

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e idealizador do site Debate Progressista

14 artigos

blog

O fim da vida política de Michel Temer em pouco tempo

Caso a Câmara aceite a denúncia, restará ao Planalto apostar no arquivamento pelo STF. E se isso não ocorrer, Temer será afastado por até 6 meses, e dificilmente voltará. O cenário que se forma é o fim da vida política de Michel Temer em pouco tempo

Presidente Michel Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. 5/06/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino (Foto: Lucas Ponez)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Após a denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o Palácio do Planalto lutará, com o pouco que sobrou, para barrar o processo na Câmara dos Deputados. Com a iminente saída dos tucanos do governo, os "partidos satélites do PSDB" (DEM, PV, SD, PPS, entre outros) devem participar da debandada.

Caso a Câmara aceite a denúncia, restará ao Planalto apostar no arquivamento pelo STF. E se isso não ocorrer, Temer será afastado por até 6 meses, e dificilmente voltará.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temer poderia articular com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) - o próximo na linha sucessória -, a elaboração de um Projeto de Lei que o anistie, já que o indulto (perdão) presidencial só valeria em caso de condenação. Mas a aprovação de um preceito para proteger o pmdebista no Congresso Nacional é muito improvável.

Temer também poderia coordenar manobras na CCJ e no plenário da Câmara. O grande problema é que a denúncia oferecida pela PGR é apenas a primeira de três.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os deputados teriam coragem de colocar a cara na TV, em três oportunidades, para fazer as rejeições? Por mais que a Câmara seja composta por centenas de suspeitos - a rejeição de três denúncias, ao vivo, em rede nacional, com os nomes e os partidos dos parlamentares ditos em alto e bom som é, também, muito improvável.

Parlamentares esvaziarão as sessões a pouco mais de um ano para as eleições? Incerto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O cenário que se forma é o fim da vida política de Michel Temer em pouco tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO