CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

O fracasso de um projeto golpista

Bolsonaro em encontro com embaixadores (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um projeto fracassado é aquele cujo resultado não atinge o objetivo almejado. Essa definição pode se aplicar ao golpe que Bolsonaro está tramando contra as eleições de outubro.   

Para ser bem sucedido, é preciso que instituições de peso como o Congresso, Judiciário, Forças Armadas e a imprensa estejam engajadas, mas não parece que seja o caso.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro conta com um ‘núcleo duro’ de civis e militares que está intimidando militantes nas ruas, ameaçando candidatos de esquerda como fizeram na Praça Saens Peña, aqui na Tijuca.  

Essa gente pode garantir uma boa gritaria após a derrota do ‘mito’, pode até impedir uma ou outra manifestação pela vitória de Lula, mas não sustentaria uma aventura por muito tempo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar do alinhamento do Ministro da Defesa, as Forças Armadas têm dado sinais de que não estão alinhadas ao discurso golpista de Bolsonaro e que irão respeitar democraticamente o resultado que vier das urnas.  

Um general da ativa, entrevistado pelo site UOL, disse que Paulo Sérgio, ministro da defesa, sabe que as Forças Armadas são instituições de Estado, e não de governo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A reunião com embaixadores, que seria uma tentativa de conquistar apoio contra o sistema eleitoral brasileiro foi um fiasco, e pode ter servido para soterrar de vez as pretensões golpistas do presidente. 

Sem encontrar apoio interno para replicar sua intenção de ‘melar’ as eleições, Bolsonaro busca desesperadamente algum aliado fora do país que acene um sinal de positivo, mas não está sendo fácil. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esperemos de tudo nas eleições, até ‘eleitores’ de Lula denunciando que o nome do candidato não apareceu nas urnas, dando mais munição ao golpe: “Viu só? Até eleitores do PT estão denunciando a fraude”, dirão bolsonaristas. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO