CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Maciel avatar

Pedro Maciel

Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

527 artigos

blog

O golpe continua. O alvo é o STF

Advogado Pedro Maciel afirma que "a extrema-direita, através das redes sociais, começou a desacreditar os Ministros (do STF) frente a população, constrange-os, os ameaça com a possibilidade de impeachment e mobiliza os fanáticos seguidores gritam histéricos pelo fechamento do STF, tudo com vistas à substituição dos membros da corte"; os golpistas, diz ele, "precisam que o STF legitime o desmonte do Estado, a entrega da seguridade sociais aos bancos e ao mercado financeiro em geral"

O golpe continua. O alvo é o STF (Foto: Esq.: Adriano Machado - Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Quando nós gargalhávamos com as piadas sobre o Costa e Silva, nós estávamos gargalhando e ele estava fazendo o Ato Inconstitucional número 5. Eu não vejo graça nenhuma [nos discursos do governo] e vejo como uma ameaça a todas as conquistas e direitos humanos que nós levamos antes, durante e depois da Ditadura de 1964"

(Roberto Romano)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ato institucional número 5 foi decretado em 13 de dezembro de 1968 pelo então presidente Arthur da Costa e Silva. A partir dessa medida, o Regime Militar ganhou uma série de poderes, entre eles o de fechar o Congresso Nacional, cassar mandatos eletivos, suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, decretar confisco de bens por enriquecimento ilícito e suspender o direito de habeas corpus para crimes políticos.

Na mesma noite que o decreto foi anunciado, o Congresso Nacional foi fechado. O então presidente do Congresso, Juscelino Kubitscheck, foi preso em um quartel em Niterói por vários dias. Em 30 de dezembro de 1968, 11 deputados federais tiveram seus mandatos cassados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O AI-5 representou o aprofundamento das medidas autoritárias do Regime Militar.

Bolsonaro não precisa fechar o congresso (o que já defendeu), pois ele o tem sob controle, pode não ter maioria necessária às reformas, mas o tem sob controle.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que Bolsonaro precisa é de um STF dócil aos interesses que ele representa, o campo que ele representa quer acabar qualquer espaço público de debate.

Mas como o governo de extrema-direita domesticará os membros do STF? Não domesticará, os substituirá.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aliás, a extrema-direita, através das redes sociais, começou a desacreditar os Ministros frente a população, constrange-os, os ameaça com a possibilidade de impeachment e mobiliza os fanáticos seguidores gritam histéricos pelo fechamento do STF, tudo com vistas à substituição dos membros da corte.

Esse é o método.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O STF foi criado para ser o guardião da Constituição e já sofreu duro revés ao ter sua composição ampliada de 11 para 16 magistrados um ano após o golpe militar de 1964 (Bolsonaro chegou a cogitar a ampliação do número de ministros da corte, mas desistiu porque seria necessária uma emenda constitucional, optou pela pressão política acima descrita).

Bem, o objetivo dos golpistas de 1964 era garantir maioria a favor do governo e, assim, legitimar as normas criadas pela ditadura. Com poderes restritos, o tribunal se tornou irrelevante institucionalmente, os golpistas de 2016, da mesma forma, precisam que o STF legitime o desmonte do Estado, a entrega da seguridade sociais aos bancos e ao mercado financeiro em geral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como os setores progressistas passaram doze anos se distanciando da população, doze anos sem fazer Política fora da amurada segura e controlada da institucionalidade, não acredito na capacidade de seus quadros de impedirem que o Golpe de 2016, como um tsunami, destrua os arranjos que levaram os atuais ministros ao STF.

O Golpe de 2016, com apoio das redes sociais: (a) apeou Dilma, (b) criminalizou a Política,  (c) prendeu Zé Dirceu e Lula - os principais quadros da esquerda, (d) deu voz e cadeira no congresso nacional a dezenas de fanáticos religiosos, (e) levou aventureiros e carreiristas aos governos estaduais, (f) levou à presidência um politico do baixo clero e sem nenhum preparo para a presidência da república e à esplanada os piores ministros da nossa História. Esse Golpe agora cria mecanismos de levar ao STF os neotenentes[1]: Deltan Dallagnol, Sergio Moro, Onyx Lorenzoni, dentre outros fanáticos, representantes da extrema-direita.

Vamos seguir aqui refletindo sobre os movimentos de desconstrução do arranjo institucional de 1988 e sobre a nossa incapacidade de mudar o rumo das coisas, pois hoje não temos lideranças capazes, temos no nosso campo burocratas e carreiristas, um pouco mais simpáticos e com um discurso correto, apenas isso...

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO