CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Glauce Lima avatar

Glauce Lima

Criadora do projeto GKSCANONLINE e candidata a vereadora de São Paulo pelo PDT

1 artigos

blog

O golpe do amor precisa ser combatido com urgência

Em tempos de pandemia e isolamento social, vítimas em potencial estão mais vulneráveis

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A história se repete. Uma pessoa solitária procura companhia nas redes sociais ou em aplicativos de relacionamento. Pelas fotos, é um homem ou mulher atraente. Pela conversa, parece ser alguém interessante. Depois de alguns dias em contato frequente, acontece o envolvimento emocional. Chegou a hora do bote: a suposta paquera virtual pede dinheiro, pois estaria com sua conta bloqueada. A desculpa é sempre resolver um problema urgente, como pagamento de hospitais, a liberação de algo na alfândega ou a compra de um celular ou passagens, por exemplo. Depois do depósito, a pessoa desaparece. É o golpe do amor.

Para combater esse tipo de fraude, criei há nove anos o projeto GKSCANONLINE, que já atendeu milhares de vítimas com apoio jurídico e psicológico. Tudo começou quando uma amiga alemã caiu nessa conversa. Depois de muita investigação, descobrimos a identidade do golpista, um nigeriano que mora até hoje em Abuja, na Nigéria. Em conjunto com autoridades alemãs e nigerianas, conseguimos prendê-lo. Mas, infelizmente, ele ficou detido apenas vinte dias e hoje ainda responde ao processo em liberdade. O golpe foi de 150 mil euros, e minha amiga nunca mais viu a cor desse dinheiro.No Brasil não há estatísticas sobre isso, mas os golpes na internet vêm aumentando muito nos últimos anos em toda parte. Segundo a ONG Scars, especialista nesse tipo de fraude, foram 1.700 prisões relacionadas a golpes pela internet (não só amorosos) no mundo em 2017 e 72.000 no ano passado. Em tempos de pandemia e isolamento social, em que as pessoas passam muito mais tempo conectadas e estão mais vulneráveis pela falta de contato com amigos e familiares, os casos devem ser ainda maiores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Nigéria carrega a sina de ser associada a esse tipo de fraude, também conhecida por lá como 419 Scam – o número do artigo referente ao Código Penal do país, equivalente ao 171 brasileiro. Obviamente, não são apenas os nigerianos que praticam esse tipo de golpe, mas eles se tornaram experts no assunto. Brasil e Malásia também são conhecidos pelo alto índice de scam, a fraude pela internet para obter dinheiro.

No começo, os scammers ou golpistas costumavam usar fotos de militares norte-americanos para se passarem por eles e assim justificarem suas histórias. Hoje, eles estão diversificando, usando fotos de médicos, atores, empresários. Ou seja, além das vítimas que são enganadas, também são vítimas as pessoas que têm sua imagem usada indevidamente para cometer crimes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tanto na Nigéria quanto no Brasil, não há uma legislação eficiente contra esse tipo de golpe. A lei 12.737/2012, que trata dos crimes cibernéticos, não dá conta de resolver a questão. Em muitos casos, os criminosos respondem em liberdade até o julgamento e acabam livres por prescrição da pena. Isso sem falar que, na grande maioria das vezes, a vítima desiste de fazer a denúncia por medo ou vergonha. Neste ano, já recebi cerca de 160 denúncias, e somente 10 chegaram a ir até a delegacia.

Em alguns casos, há bloqueio de contas, que são abertas por brasileiros para receber o dinheiro em troca de uma porcentagem do produto do golpe. Nós publicamos em nosso site e no perfil do Facebook os dados dessas contas e os perfis falsos que encontramos, para evitar que vítimas em potencial caiam na fraude. Mas os golpistas sempre criam novos perfis e abrem novas contas. A sensação, às vezes, é de enxugar gelo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas não podemos desistir. Por meio do projeto GKCANONLINE, luto por uma legislação eficiente, para que esses crimes cibernéticos sejam devidamente tipificados, para que as contas bancárias usadas sejam imediatamente bloqueadas após as denúncias, para que os criminosos estrangeiros sejam deportados e seus comparsas brasileiros sejam investigados e punidos. As plataformas que permitem criações de perfis falsos também precisam ser responsabilizadas.

É preciso que o golpe do amor seja combatido duramente, para reduzir a ocorrência dessas fraudes que deixam um rastro de tanta dor e sofrimento, muitas vezes difícil de apagar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO