CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Robert Lobato avatar

Robert Lobato

Administrador, especialista em marketing, ativista digital, editor do blog www.robertlobato.com.br

20 artigos

blog

O grande erro de Lula (Ou: o ex-presidente não foi um autêntico "bolivariano")

Com a ofensiva raivosa da direita contra o PT, o governo Dilma e a forma como essas forças fascistas têm atacado o ex-presidente, chego à conclusão de que Lula errou ao não deixar que a proposta do terceiro mandato ganhasse as ruas e o plenário

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Acusam o ex-presidente Lula de quase tudo o que não presta neste país.

Agora mesmo, em decorrência da famigerada Operação Lava Jato, a direita e seu braço na velha mídia tentam de todas as maneiras imputar a Lula uma série responsabilidades no caso de corrupção envolvendo grandes empreiteiras e a Petrobras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas podem acusar a maior liderança do PT de qualquer coisa, menos que seja um político que não preza a democracia e as regras do jogo democrático, ao contrário do que aconteceu na década de 90 quando tenebrosas transações garantiram a aprovação da emenda constitucional do instituto da reeleição.

Falo isso por conta da proposta de terceiro mandato do então presidente Lula, lembram?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois é. Não custa lembrar que quando a tese do terceiro mandato surgiu, Lula gozava de grande aprovação e apoio popular, e o seu governo estava no seu melhor momento.

Portanto, se tivesse dado corda ao coro da militância, de prefeitos e de diversas lideranças do PT no Brasil inteiro, com certeza a proposta de terceiro mandato não encontraria grandes dificuldades de virar realidade naquele momento histórico. Mas, ao contrário, Lula preferiu desautorizar seus companheiro e o PT mudassem as regras em causa própria, tal como ocorreu no caso da reeleição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“A aprovação popular ao nosso governo e a extraordinária popularidade do presidente Lula não incentiva a repetir a manobra antidemocrática de FHC, PSDB e PFL (atual DEM) na década passada. O PT sempre foi contra o casuísmo da emenda da reeleição proposta e aprovada pelo PSDB e pelo então PFL, em 1997″, dizia trecho da nota da executiva nacional do PT à época.

Hoje, com a ofensiva raivosa da direita contra o PT, o governo Dilma e a forma como essas forças fascistas têm atacado o ex-presidente do Brasil, chego à conclusão de que Lula errou a não deixar que a proposta do terceiro mandado ganhasse as ruas e o plenário do Congresso Nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Caso tivesse dado crédito a petistas como a ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, o deputado Devanir Ribeiro T­SP) e de tantos outros petistas, talvez a história teria tomado um curso menos hostil ao PT e à própria sociedade brasileira, que agora é obrigada ver pedidos de intervenção militar nas mobilizações da direita.

Lula errou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não foi um autêntico “bolivariano”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO