CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Chris Hedges avatar

Chris Hedges

Jornalista vencedor do Pulitzer Prize (maior prêmio do jornalismo nos EUA), foi correspondente estrangeiro do New York Times, trabalhou para o The Dallas Morning News, The Christian Science Monitor e NPR.

89 artigos

blog

O horror, o horror

"Os ataques genocidas de Israel se expandiram para bombardeios nos hospitais restantes em Gaza", aponta Chris Hedges

Gaza bombardeada, Benjamin Netanyahu e Joe Biden (Foto: reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Publicado originalmente no The Chris Hedges Report)

DOHA, Catar: Estou no estúdio do serviço árabe da Al Jazeera assistindo a uma transmissão ao vivo da Cidade de Gaza. O repórter da Al Jazeera no norte de Gaza, devido aos intensos bombardeios israelenses, foi forçado a evacuar para o sul. Ele deixou sua câmera para trás. Ele a posicionou no hospital Al-Shifa, o maior complexo médico de Gaza. É noite. Tanques israelenses disparam diretamente em direção ao complexo hospitalar. Flashes vermelhos horizontais longos. Um ataque deliberado a um hospital. Um crime de guerra deliberado. Um massacre deliberado dos civis mais indefesos, incluindo os doentes graves e bebês. Em seguida, a transmissão é interrompida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sentamo-nos diante dos monitores. Estamos em silêncio. Sabemos o que isso significa. Sem eletricidade. Sem água. Sem internet. Sem suprimentos médicos. Cada bebê em uma incubadora morrerá. Cada paciente em diálise morrerá. Todos na unidade de terapia intensiva morrerão. Todos que precisam de oxigênio morrerão. Todos que precisam de cirurgia de emergência morrerão. E o que acontecerá com as 50.000 pessoas que, expulsas de suas casas pelo bombardeio implacável, se refugiaram nos terrenos do hospital? Também sabemos a resposta para isso. Muitos deles também morrerão.

Não há palavras para expressar o que estamos testemunhando. Nas cinco semanas de horror, este é um dos pontos mais altos do horror. A indiferença da Europa é ruim o suficiente. A cumplicidade ativa dos Estados Unidos é insondável. Nada justifica isso. Nada. E Joe Biden ficará registrado na história como cúmplice de genocídio. Que os fantasmas das milhares de crianças nas quais ele participou do assassinato o assombrem pelo resto de sua vida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Israel e os Estados Unidos estão enviando uma mensagem arrepiante ao resto do mundo. O direito internacional e humanitário, incluindo a Convenção de Genebra, são pedaços de papel sem sentido. Eles não se aplicaram no Iraque. Eles não se aplicam em Gaza. Vamos pulverizar seus bairros e cidades com bombas e mísseis. Vamos matar suas mulheres, crianças, idosos e doentes de forma indiscriminada. Vamos impor bloqueios para causar fome e disseminação de doenças infecciosas. Vocês, as "raças inferiores" da Terra, não importam. Para nós, vocês são vermes a serem exterminados. Temos tudo. Se vocês tentarem tirar algo de nós, vamos matar vocês. E nunca seremos responsabilizados.

Não somos odiados por nossos valores. Somos odiados porque não temos valores. Somos odiados porque as regras só se aplicam aos outros. Não a nós. Somos odiados porque nos arrogamos o direito de realizar um massacre indiscriminado. Somos odiados porque somos sem coração e cruéis. Somos odiados porque somos hipócritas, falando sobre proteger civis, o estado de direito e o humanitarismo enquanto extinguimos a vida de centenas de pessoas em Gaza por dia, incluindo 160 crianças.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Israel reagiu com indignação e revolta moral quando foi acusado de bombardear o hospital al-Ahli Arab Christian em Gaza, deixando centenas de mortos. Israel afirmou que o bombardeio foi causado por um foguete perdido disparado pelo Jihad Islâmico da Palestina. Não há nada no arsenal do Hamas ou do Jihad Islâmico que pudesse replicar o poder explosivo maciço do míssil que atingiu o hospital. Aqueles de nós que cobriram Gaza ouviram essa narrativa de Israel tantas vezes que é risível. Eles sempre culpam o Hamas e os palestinos por seus crimes de guerra, tentando agora argumentar que hospitais são centros de comando do Hamas e, portanto, alvos legítimos. Eles nunca fornecem evidências. O exército e o governo israelenses mentem como respiram.

O Médicos Sem Fronteiras, que tem equipes trabalhando em Al-Shifa, emitiu uma declaração dizendo que pacientes, médicos e enfermeiros estão "presos em hospitais sob fogo". Eles pediram ao "governo israelense que cesse este ataque implacável ao sistema de saúde de Gaza".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nas últimas 24 horas, os hospitais em Gaza têm sido alvo de bombardeios implacáveis. O complexo hospitalar Al-Shifa, a maior instalação de saúde onde a equipe do MSF ainda está trabalhando, foi atingido várias vezes, incluindo os departamentos de maternidade e ambulatório, resultando em várias mortes e ferimentos", dizia o comunicado. "As hostilidades em torno do hospital não cessaram. As equipes do MSF e centenas de pacientes ainda estão dentro do hospital Al-Shifa. O MSF reitera urgentemente seus apelos para interromper os ataques contra hospitais, para um cessar-fogo imediato e para a proteção de instalações médicas, profissionais de saúde e pacientes."

Três outros hospitais no norte de Gaza e na Cidade de Gaza estão cercados por forças e tanques israelenses, em um que um médico disse à Al Jazeera ser um "dia de guerra contra hospitais". O Hospital Indonésio também teria perdido energia. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) relata que 20 dos 36 hospitais em Gaza não estão mais funcionando.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O cinismo de Israel e Washington é impressionante. Não há diferenças de intenção. Washington só quer que seja feito rapidamente. Corredores humanitários? Pausas nos bombardeios? Esses são meios para facilitar a despovoação total do norte de Gaza. Os poucos caminhões de ajuda permitidos na fronteira de Rafah com o Egito? Um truque de relações públicas. Há apenas um objetivo - matar, matar, matar. Quanto mais rápido, melhor. Todos os funcionários de Biden falam apenas sobre o que vem depois que Israel terminar sua devastação em Gaza. Eles sabem que o massacre de Israel não terminará até que os habitantes de Gaza estejam vivendo ao ar livre, sem abrigo na parte sul da faixa e morrendo por falta de comida, água e cuidados médicos.

Gaza, antes da incursão terrestre de Israel, era um dos pontos mais densamente povoados do planeta. Imagine o que acontecerá com 1,1 milhão de gazenses do norte amontoados sobre mais de 1 milhão no sul. Imagine o que acontecerá quando doenças infecciosas como a cólera se tornarem uma epidemia. Imagine os estragos da fome. A pressão aumentará para fazer algo. E esse algo, Israel espera, será empurrar os palestinos para além da fronteira para o Sinai no Egito. Uma vez lá, nunca mais voltarão. A limpeza étnica de Gaza por Israel estará completa. A limpeza étnica da Cisjordânia começará.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse é o sonho demente de Israel. Para alcançá-lo, eles tornarão Gaza inabitável.

Pergunte a si mesmo, se você fosse um palestino em Gaza e tivesse acesso a uma arma, o que faria? Se Israel matasse sua família, como você reagiria? Por que se importaria com a lei internacional ou humanitária quando sabe que ela só se aplica aos oprimidos, não aos opressores? Se o terror é a única linguagem que Israel usa para se comunicar, a única linguagem que aparentemente entende, você não falaria de volta com terror?

O festim de morte de Israel não esmagará o Hamas. O Hamas é uma ideia. Essa ideia se alimenta do sangue dos mártires. Israel está fornecendo um suprimento abundante.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO