CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Fernando Lavieri avatar

Fernando Lavieri

Jornalista, com passagens pela IstoÉ e revista Caros Amigos

24 artigos

blog

O imperialismo caminha para debacle. Mas os Estados Unidos não aceitará perder a hegemonia facilmente

O perigo para os EUA e Europa ainda pode ser maior, pois a Rússia e China observam a limpeza étnica em Gaza de forma equidistante, mas não estão cegos

Presidentes Joe Biden (EUA), Xi Jinping (China) e Vladimir Putin (Rússia) (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os Estados Unidos já perceberam que a corrida está perdida. A força política, econômica e militar da China, Rússia e do Irã já é capaz de frear a animosidade do imperialismo estadunidense e seus satélites.

Tal afirmação foi comprovada no sábado 13, quando Teerã demonstrou ao mundo que tem capacidade bélica para enfrentar o Sionismo se for necessário. Mais: o poder de fogo iraniano conseguiu sobrepujar a dita inabalável defesa antimíssil israelense, se não fosse a fundamental ajuda estadunidense, inglesa e francesa os drones iranianos teriam atingido o objetivo militar. O Irã, em outras palavras, não quer, mas também não teme a escalada da batalha no Oriente Médio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muito bem. Mas o que o certame no Oriente Médio tem a ver com a queda da hegemonia imperialista dos Estados Unidos em todo o mundo? O Tio Sam tem ligação indissociável com o regime Sionista, mas nesse momento, em que os anseios eleitorais estadunidenses crescem internamente, Washington deverá afastar-se tanto de Israel quanto da Ucrânia. Não há legitimidade para continuar apoiando tais situações de matança indiscriminada.

Por outro lado, China e Rússia avançam sem pausa. A parceria desses países já se transformou em pacto de aço. Ambas as nações elevaram suas ações na Eurásia e África, principalmente, tendo como ponto fulcral o Brics e a Nova Rota da Seda. Não adiantou a sabotagem ao sistema Nord Stream. Não adiantou enviar Nancy Pelosi a Taiwan para causar burburinho diplomático, nem mesmo o apoio ao genocídio televisionado do povo palestino parará a roda da história.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse é o momento da multipolaridade. É tempo de não mais aceitar as narrativas mentirosas da Casa Branca. Apesar de os EUA terem ainda a maior força militar de todo o mundo, o país perdeu sobremaneira sua exuberância intervencionista. O Tio Sam e os seus lacaios europeus terão de, mais cedo ou mais tarde, entregar a rapadura e se submeter a nova circunstância.

E Israel? O satélite estadunidense no Oriente Médio terá de tomar medidas contra a sua vontade. Ou seja, cessar-fogo. Isso se não quiser ampliar o conflito e, no curto prazo, facear-se sozinho diante de forças militares bem preparadas. Mais: o Sionismo tem de ter em conta que todo o universo islâmico reprova a matança de civis palestinos, apesar da subserviência de Abdullah II, rei da Jordânia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O perigo para os EUA e Europa ainda pode ser maior, pois a Rússia e China observam a limpeza étnica em Gaza de forma equidistante, mas não estão cegos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO