CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jandira Feghali avatar

Jandira Feghali

Médica, deputada federal (PCdoB-RJ) e defensora da democracia.

145 artigos

blog

O massacre como política

Quem deterá o governador Witzel? Com certeza não será sua humanidade, já que comprovou não lhe restar nenhuma. É preciso transformar nossa indignação em protestos e ações institucionais e políticas suficientemente fortes para impedir esse massacre

(Foto: ABr | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Rio de Janeiro assiste, entre estupefato e impotente, o verdadeiro caos que tomou o lugar de uma política de segurança que há muito é esperada pela sociedade fluminense. O aumento da atuação de milícias, o despreparo da polícia e um governo que tem na bala a solução para o combate ao crime fazem de nosso Estado uma bomba relógio prestes a explodir. A isso se soma um perigoso discurso de que todos os que moram em favelas, comunidades e em habitações inseguras o fazem conscientes dos riscos e, por isso, suas vidas não importam. 

Ora, deste discurso equivocado, sustentado pelo racismo estrutural, para as ações em curso no Rio de Janeiro é um pulo. Helicópteros sobrevoam uma comunidade. Munidos de fuzis, policiais disparam a esmo provocando desespero, pânico, indignação e, não raras vezes, vítimas. Colocam no alvo a vida de moradores e crianças nas escolas. Tratam todos os que lá vivem como bandidos, afinal “se não fossem criminosos não morariam em áreas comandadas pelo tráfico e pelas milícias”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A que ponto chegamos.  

Uma política de segurança que beira o terrorismo de estado. Que tem como foco o extermínio. Um governador que comemora a morte como prova de êxito de seu delírio armamentista. Um governo cego às necessidades do povo do Rio de Janeiro e que age na contramão da proteção à vida.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O tráfico e as milícias crescem e aterrorizam os moradores também pelo vácuo do estado nas comunidades. Não é só pela falta de uma política de segurança. E quando o Estado entra é só pela polícia, orientada para abater. Falo daquilo que deveria nortear a gestão de qualquer  governo comprometido. Falo de investimentos, oportunidades, emprego, educação, arte. Falo de planejamento urbano, dignidade para o bem viver. Falo de capacidade e compreensão dos desafios. 

Há muito a situação dessas comunidades saiu do controle e a intervenção federal não foi capaz de alterar este cenário. Quem paga por esse descontrole é a população. São as pessoas que, na falta de opção, vivem amedrontadas, acuadas e, agora, olham com pavor para o céu na expectativa de escapar da próxima rajada.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem deterá o governador Witzel? Com certeza não será sua humanidade, já que comprovou não lhe restar nenhuma. 

É preciso transformar nossa indignação em protestos e ações institucionais e políticas suficientemente fortes para impedir esse massacre. Um massacre que não é solução para o grave problema de segurança que nosso estado vive. Um massacre que trata a vida das pessoas como perdas necessárias. Um massacre que afetará a vida de jovens e crianças pelo trauma ou pela convivência com essa política de morte. Um massacre que provoca a destruição de famílias diante das perdas. Precisamos, sim, de ações dos órgãos públicos para enfrentar ações criminosas.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Rio é mais. É vida. É respeito aos seus cidadãos e cidadãs. Todos eles. Os que tiveram oportunidades e os que por elas aguardam. Um governante que não tem isso como certeza é um mau governante. E isto o Rio de Janeiro não merece.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO