CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

“O ‘Mensalão’ foi o início da grande mentira que manchou o Brasil”, diz Pizzolato

Num depoimento ilustrado com documentos de peso, entrevista do pivô da Ação Penal 470 permite um ajuste de contas com a História recente do país

Henrique Pizzolato (Foto: ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

“O Mensalão foi escola para a Lava Jato, o início dessa grande mentira que manchou o Brasil e se tenta esconder a todo momento”, afirma Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e 8 meses na AP 470, em entrevista feita por mim e por Dayane Santos para a  TV 247.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No depoimento, de uma hora e 22 minutos, Pizzolato desmonta a tese central da denúncia, que deu base para um escândalo que emparedou o governo Lula no primeiro mandato.

Ao lado das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores no período, como José Dirceu e José Genoíno, Pizzolato foi acusado de organizar um sistema de desvios de verbas publicitárias do Banco do Brasil -- onde era diretor -- para favorecer os cofres do PT.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com base em levantamentos exibidos didaticamente durante a entrevista, Pizzolato  deixa claro que os recursos que teriam sido desviados cumpriram sua finalidade original, chegando aos cofres da Globo, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e grandes empresas de comunicação de todas as regiões do país.

Num elemento que reforça a credibilidade dos argumentos  de Pizzolato, o destino das verbas  aparece na tela, centavo por centavo, num trabalho de apuração e esclarecimento que mobilizou dois profissionais consagrados de nosso jornalismo.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um deles é Raimundo Rodrigues Pereira, editor da VEJA nos bons tempos iniciais, que também liderou publicações importantes da resistência ao regime militar, como Opinião e Movimento.

Titular de três Prêmios Esso e vários livros-reportagem nas listas de mais vendidos, o também escritor Fernando Morais aparece na tela, em vídeo, num raro momento de paletó e gravata, cabelos e barbas aparadas, para explicar o trabalho de agências de publicidade para rastrear o destino dos recursos envolvidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O nazismo e o fascismo não foram a primeira tentativa de extermínio na Europa”, recorda Pizzolato. “Um milhão e meio de armênios foram exterminados e o que aconteceu? A Europa não se mexeu. Achou normal. Em seguida, Hitler começou a matar judeus, sindicalistas, homossexuais. Com Mussolini foi a mesma coisa. No Brasil, o mensalão foi a grande escola”.

Alguma dúvida?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Inscreva-se na TV 247, seja membro e assista à entrevista:

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO