CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leonardo Attuch avatar

Leonardo Attuch

Leonardo Attuch é jornalista e editor-responsável pelo 247.

416 artigos

blog

O neonazismo brasileiro surgiu quando Reinaldo Azevedo cunhou a palavra petralha

"Ao nomear o petista como o inimigo interno, como o novo judeu a ser exterminado, Reinaldo liberou os instintos fascistas da sociedade brasileira, que degeneraram em Jair Bolsonaro e Roberto Alvim", diz o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Pode parecer estranho o que vou dizer agora, mas a origem do mal foi Reinaldo Azevedo ter criado a palavra “petralha”. Ao fazer isso, ele nomeou o inimigo, o novo judeu. O nazismo brasileiro, que degenerou em Roberto Alvim, nasceu ali.

É também importante recordar o contexto. O neologismo surgiu quando José Serra se preparava para disputar a sua segunda eleição presidencial e os tucanos intuíam que teriam que recorrer ao discurso de ódio para derrotar o PT e retomar o poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como se sabe, Serra perdeu para Dilma em 2010, assim como Aécio em 2014, mas o ambiente político brasileiro já vinha sendo intoxicado. E, evidentemente, o discurso moralista da direita era absolutamente hipócrita, como demonstraram as contas na Suíça do PSDB e o caso JBS.

Esse falso moralismo, amplificado pela mídia, levou patos amarelos às ruas, provocou a maior recessão da história do Brasil e colocou neonazistas no poder (Alvim não é o único) a serviço de interesses internacionais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A questão agora é como desfazer o estrago, mas o registro histórico precisa ser feito. Bolsonaro é a consequência direta do ódio instalado no Brasil pela direita “limpinha e cheirosa”, que hoje renega seu fruto podre.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO