CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Carlos Bresser-Pereira avatar

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Foi Ministro da Fazenda (1987) e Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98). É doutor honoris causae pela Universidade de Buenos Aires

41 artigos

blog

O "Ocidente" não pode governar o mundo

Os interesses econômicos do Brasil estão mais próximos dos da China do que dos Estados Unidos

(Foto: Pixabay | Reuters/Jason Lee)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Valor publicou no último dia 24 um excelente artigo de Martin Wolf, "O G-7 não pode gerir o mundo". Poderia ter dito o "Oeste" - o império formado pelos países ricos cujos líderes estão no G-7. 

 Wolf nos diz que o G-7 fez um comunicado de sua última reunião com 19.000 palavras. “Soa como o manifesto de um governo mundial. Diferentemente, o comunicado da cúpula do G-20 de Londres, em abril de 2009, pouco superou as 3.000 palavras.” 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Agora o mundo está dividido, nós estamos assistindo a uma Guerra de Ódio entre os Estados Unidos e a China a partir da absurda convicção que se formou no primeiro país que é preciso interromper o crescimento da China. 

 A China já é uma grande potência. Não existe mais o sistema mundial unipolar que se formou em 1992 com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria. E é além de inútil, perigoso, impedir que o mundo seja multipolar. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Como diz Martin Wolf, “tanto o momento “unipolar” dos EUA quanto a hegemonia econômica do G-7 são águas passadas.” Informa ele que 19 países, aparentemente, requereram filiação aos Brics, grupo que já inclui Brasil, Rússia Índia, China e África do Sul. 

 O Ocidente não e um império formal, com colônias, mas um império informal, por hegemonia. Impérios como esses encolhem quando os países líderes perdem força a razoabilidade. Foi o que aconteceu desde 2008. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Os interesses econômicos do Brasil estão mais próximos dos da China do que dos Estados Unidos, acontece o contrário com os interesses das elites econômicas. Lula sabe disto e está procurando um meio-termo. Ele está certo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO