CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Zambarda avatar

Pedro Zambarda

Jornalista, colaborador do Diário do Centro do Mundo, editor do Digiclub, página de tecnologia no Brasil 247, e colunista de política do Storia

33 artigos

blog

O peso dos 38 anos do PT na eleição e na candidatura Haddad

Eu entendo os votos em Ciro Gomes e em outras alternativas progressistas. Não entendo votar no PSDB sem projeto. Mas esquecer que o PT tem essa história e achar que ela não pesa em sua militância (e até em não-militantes, como eu) é ignorar um fator muito importante e orgânico na votação que teremos no domingo

O peso dos 38 anos do PT na eleição e na candidatura Haddad (Foto: Claudio Kbene)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ei, você, tá me lendo na timeline de Facebook ou em outro lugar? Calma, este não é mais um textão sobre o Bolsonaro. E nem sobre o Lula. Mas acho que é sobre um assunto que frequentemente é abandonado na discussão eleitoral.

Tem gente falando que quem vai no Haddad é "burro", "vai jogar o Brasil no colo do Bolsonaro", "cego ideologicamente", etc, etc.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um fator leva muita gente a votar no Fernando Haddad, e em deputados da mesma sigla, e esse fator é o PT.

Partido dos Trabalhadores é uma legenda com 38 anos de história, 36 de registro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tem a mesma idade do MDB do Temer (que na verdade é mais velho e nos defendeu na ditadura desde 66) e oito anos mais velho que o PSDB. Tem um ano a menos que o PDT, que tem 39.

A história do partido não existe em escândalos de corrupção. Surgiu de greves, de sindicatos, de trabalho de base, de oposição democrática no Congresso. Foi governo federal quatro vezes. Criou propostas que vão desde agricultura orgânica até a valorização do pequeno produtor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O berço do PT não foi a esquerda soviética e nem a trotskista. Eles beberam do trabalhismo inglês, que é moderno e ainda influencia hoje (apesar de Tony Blair), e se colocaram como uma legenda pragmática após a Queda do Muro de Berlim. Ou seja, o partido é justamente tudo aquilo ao contrário que o antipetismo prega. Ele é moderado.

Atraiu só com o tempo outros quadros da esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E o PT perdeu eleições até vencer. Joga o jogo democrático e deve perder se for posto um projeto melhor na mesa. Oposição ou ligeiramente alinhado com ele.

Eu entendo os votos em Ciro Gomes e em outras alternativas progressistas. O PDT tem história antiga no trabalhismo de Brizola, que veio do PTB original. Esse outro partido estava com Jango no golpe de 64.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não entendo votar no PSDB sem projeto. Votos em partidos mais novos são como novas apostas e eles são obrigados a lidar com esses gigantes eleitorais.

Mas esquecer que o PT tem essa história e achar que ela não pesa em sua militância (e até em não-militantes, como eu) é ignorar um fator muito importante e orgânico na votação que teremos no domingo. Quando se fala em ideologia, se fala em dados históricos oferecidos pelo próprio partido, por sua militância e as modificações que isso produziu no país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E isso pesa. Para além de Lula e de Bolsonaro, assuntos favoritos na timeline hoje.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO