CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Pimenta avatar

Paulo Pimenta

Deputado federal pelo PT-RS

94 artigos

blog

O preconceito como obstáculo à igualdade!

As tentativas de opressão às minorias se renovaram na última semana em que a já descaracterizada Comissão de Direitos da Câmara rejeitou mais uma proposta que buscava a igualdade de condições de trabalho no serviço público

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O alvará para o preconceito não existe. Ao menos, não positivado, explícito em nossas leis e costumes. Ele surge, porém, em pequenos gestos cotidianos, em que o agente opressor legitima as suas atitudes com argumentos que na sua lógica – preconceituosa – são válidos. Exemplos disso são as frases que se iniciam por "não sou machista, mas...", podendo o machismo ser substituído pelo racismo, homofobia, etnocentrismo ou qualquer forma de opressão, sem alteração de efeito.

Na atividade legislativa, o alvará para o preconceito adota outras formas de manifestação. O parlamentar preconceituoso usa do jogo de palavras e dos subterfúgios previstos nas leis e regimentos para mascarar o seu conservadorismo, a sua predileção pelo "status quo".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Felizmente, os argumentos pífios caem por terra, e a própria organização do sistema legislativo trata de proteger nossa sociedade de arranques conservadores. Se hoje há redutos em que impera o retrógrado no Parlamento brasileiro, isso serve de alerta para vermos que ainda temos muito a caminhar até que alcancemos um Brasil livre, justo e solidário, como apregoa a Constituição. Não conseguem, ainda assim, formar a maioria na Câmara dos Deputados, motivo pelo qual o plenário da Casa aprovou leis como a Lei Maria da Penha, as cotas na universidade pública, o Estatuto da Igualdade Racial, o Sistema Nacional de Cultura, entre tantas outras que indignaram os setores conservadores da sociedade.

Porém, as tentativas de opressão às minorias se renovaram na última semana em que a já descaracterizada Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara rejeitou mais uma proposta que buscava a igualdade de condições de trabalho e remuneração no serviço público federal, sem preferência de etnia, religião, opinião política, gênero e orientação sexual. O projeto ainda previa um prazo de 30 dias para a apuração de casos de assédio e violência moral e sexual no ambiente de trabalho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temos hoje uma sociedade heteronormativa, machista e racista que, infelizmente, reflete-se no serviço público. Homens, brancos e heterossexuais dominam as chefias, cargos e funções comissionadas no nosso País. A igualdade de oportunidades está longe de boa parte de nossas repartições públicas, e o destrato para com as minorias é corriqueiro.

A tarefa fundamental da política é promover a participação de sujeitos e grupos sociais tradicionalmente excluídos, na busca efetiva da realização dos seus direitos, que precisam ser respeitados. Uma sociedade igualitária, que nunca tivemos, mas que almejamos, estará mais longe se a Câmara dos Deputados passar a consentir com posições preconceituosas, mesmo que implícitas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO