CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Isa Penna avatar

Isa Penna

1 artigos

blog

O PSOL de Sônia Guajajara e Guilherme Boulos

A pré-candidatura de Sônia e Guilherme à presidência é, portanto, a confirmação do sentido histórico desse partido, que sempre foi o de ser um espaço independente, livre para que a reorganização de uma nova esquerda seguisse seu curso

boulos guajajara (Foto: Isa Penna)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Artigo publicado originalmente na Midia Ninja

Mais de 27 000 filiados se reuniram em plenárias municipais do partido para debater o cenário político do Brasil e perspectivas para a reorganização da esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por maioria decidiu-se pela tese política de que o golpe institucional brasileiro gravíssimo para a realidade da juventude e da classe trabalhadora alavancaria a articulação de um campo superior ao do partido.

Aprovou-se que o Psol fosse parte de uma aliança estratégica com movimentos sociais além de sua própria fronteira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que aprovamos no congresso nacional do PSOL foi a construção de uma nova esquerda.

O novo por vezes dá medo porque tira da zona de conforto setores de todos os lados acomodados em suas posições políticas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sonia e Guilherme são do Psol Sem Medo!

Eles representam as bases das mulheres guerreiras do MTST, de sem-tetos que questionam e afrontam a lógica da propriedade privada e da radicalidade do povo índigena que é a ponta da lança na resistência aos coronéis brasileiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Frente à intervenção militar e aos ataques do neoliberalismo, vai ser crucial na defesa dos direitos democráticos, sociais e econômicos.

Nessa aliança há disposição de todos os setores envolvidos em produzir sínteses e assim superar o período longo em que a fragmentação reinou na esquerda brasileira. Também há acordo em superar os erros das alianças petistas e de construir um projeto para o país independente e popular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sendo assim, ao contrário do que dizem os opositores internos do Psol a essa política, a chapa Boulos e Sônia não retira o sentido fundacional e histórico do partido, ao contrário, o confirma.

Fundação essa que partiu da avaliação de que era e é crucial ter um partido com independência política e comprometido com a luta da juventude , mulheres , povos negros e indígenas e de toda a classe trabalhadora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pré-candidatura de Sônia e Guilherme à presidência é, portanto, a confirmação do sentido histórico desse partido, que sempre foi o de ser um espaço independente, livre para que a reorganização de uma nova esquerda seguisse seu curso.

Nem mesmo o Lula é maior e mais potente do que essas lutas e esse projeto.

Ninguém é.

Por essas razões a pré-candidatura dos dois lutadores é a expressão da democracia e do projeto de país que nós queremos construir.

Foi a história concreta e as lutas populares que nos trouxeram ao encontro de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara e esse encontro irá transformar a esquerda brasileira.

Momentos assim na história são ricos e determinantes. Estamos assistindo ao processo de reorganizacao da esquerda brasileira. Uma nova esquerda anticapitalista, participativa e plural é urgente.

Guilherme Boulos e Sônia Guajajara a representarão muito bem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO