Lula Miranda avatar

Lula Miranda

Poeta, cronista e economista. Além de colunista do 247, publica artigos em veículos da chamada imprensa alternativa, tais como Carta Maior, Caros Amigos, Observatório da Imprensa e Fazendo Média

169 artigos

HOME > blog

O PT faz 35 anos e enfrenta “inferno astral”

Será que, numa bisonha/canhestra inversão de papéis, os bandidos não estariam sendo transformados em “heróis” e supostos heróis em bandidos?

Será que, numa bisonha/canhestra inversão de papéis, os bandidos não estariam sendo transformados em “heróis” e supostos heróis em bandidos? (Foto: Lula Miranda)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Aqueles que hoje "satanizam" ou criminalizam o PT podem estar, sem perceber, de modo ingênuo e voluntarista, acendendo uma vela para o capeta. Talvez, melhor dizendo, os incautos podem estar a acender um candelabro, repleto de velas, para iluminar e pavimentar o caminho dos conservadores, da direita, de volta ao poder que estes buscam a qualquer preço reconquistar - inclusive, se necessário, ao arrepio da lei, da Constituição. Os acendedores de velas para o tinhoso podem estar caindo numa esparrela dos diabos e se queimar.

A cantilena antipetista é tão monocórdica e monopolista nos meios de comunicação, que várias pessoas, pelo país afora, podem até achar que estão fazendo um julgamento correto, justo, ao condenar o partido, de forma precipitada, peremptória, ainda sem provas – mas podem estar cometendo rotundo equívoco e injustiça. Pois, por enquanto, a imprensa, de um modo geral e muito particular, só enfatizou, de forma massiva e seletiva, num verdadeiro massacre midiático, o depoimento dos delatores, criminosos confessos, que, ao que tudo indica, tiraram proveito dos cargos públicos que ocupavam em uma grande empresa, como é a Petrobras, dentre outras, para achacar empresários, cometer crimes contra o sistema financeiro nacional e enriquecer de forma ilícita e ultrajante – com desculpa de que estavam arrecadando recursos para o caixa 2 dos partidos. Estavam mesmo? Autorizados por quem?

Será que, numa bisonha/canhestra inversão de papéis, os bandidos não estariam sendo transformados em "heróis" e supostos heróis em bandidos?

Será que Tião Viana (PT), Pezão (PMDB), Sergio Guerra (PSDB), Eduardo Campos (PSB) são todos ladrões, corruptos, enquanto que Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef e Pedro Barusco et caterva são heróis dessa história mal contada e muito mal escrita? Respeitem ao menos – se não a memória dos mortos e, principalmente, a dos vivos – os meus cabelos brancos!

Sim, por que a história do PT, nesses 35 anos, completados agora, está repleta de atos e conquistas que dignificam e engrandecem essa legenda e suas lideranças. E não digo isso de ouvir falar. Dessa história, sou testemunha ocular – eu estava lá!

O partido teve um papel fundamental na luta pelos direitos civis do povo brasileiro ao longo das últimas décadas, só comparável à luta pelos direitos civis nos EUA.

Muitas das conquistas, que hoje usufruímos como "naturais", são frutos do suor, sangue e lágrimas de muitos petistas, de simpatizantes, e de pessoas próximas a esse partido ou aos demais partidos de esquerda brasileiros – como o PCdoB, só para citar um exemplo de destaque.

Não à toa o PT é o partido preferido da população brasileira, segundo pesquisas recentes, com maior inserção na sociedade, e, certamente por isso, o que vem ganhando seguidas eleições para a presidência da República, para governos de estados e prefeituras de grandes cidades – como é o caso dos estados de Minas Gerais e Bahia, e da cidade de São Paulo.

Por que tantas pessoas votam e gostam do PT? Por que tantos militam graciosamente em suas fileiras?

Isso não pode ser um sinal, ao menos um indício, de que o PT pode não ser assim esse monstro todo que o noticiário diário insiste em retratar e mistificar?

Parece-me até estarrecedor/surpreendente o fato do partido, mais uma vez, resistir a todo um bombardeio estratégico e infamante orquestrado pela grande mídia.

Parece-me que, em verdade, o que é sólido não se desmancha no ar.

Você já ousou questionar o consenso forjado e perguntar a si mesmo coisas do tipo: se essas propinas na Petrobras são pagas desde o governo FHC, por que só agora vieram à tona? Não seria porque agora quem está no poder é o PT?

Ou ainda questionar, ou ao menos estranhar: porque a grande mídia em geral só destaca os supostos depoimentos sobre propinas pagas ao PT, e, lateralmente, ao PMDB, e esquecem/relevam os depoimentos, dos mesmos criminosos confessos, que acusam também o PSDB e o PSB? Só para citar dois exemplos de outros partidos citados nas delações – premiadas!

Premiadíssimas! Parece que o prêmio pago pela cabeça de um Zé Dirceu, de um Lula ou de uma Dilma, enfim pela desgraça e derrocada do PT, é cada vez mais alto. Quem dá mais? Quem dá mais?

O curioso é que os acusados do PSDB e do PSB estão todos mortos. Cabe-me perguntar: não existe pagamento de propina e caixa 2 em estados como São Paulo, Paraná ou Goiás – e em outros estados da federação? Curioso, não?

Por exemplo, por esses dias assisti alentada matéria numa emissora de TV que falava sobre uma planilha apreendida na casa de Youssef, com mais de 700 contratos elencados. Nessa planilha constavam obras tocadas por governos de SP, RJ, Paraná, Minas Gerais etc. Mas, mais uma vez, é curioso ressaltar, a reportagem não informava isso; a matéria só enfocava uma obra "suspeita", "superfaturada", segundo a reportagem, numa determinada refinaria ou usina que fora "patrocinada" pelo governo Lula no estado de um seu aliado.

Por que esse interesse da grande mídia e dos políticos mais conservadores desse país em atacar somente o PT, Lula e Dilma?

Não será porque pretendem apear o partido do poder de maneira "golpista", uma vez que perderam a eleição para a presidência nas urnas? Não dá para alguém avisar ao Aécio que a eleição acabou e que ele – assim como o seu partido e demais aliados – foram derrotados nas urnas, e que não existe 3º turno? Não dá para alguém, aproveitando o ensejo, pedir para o Aécio fazer a barba? Ele está "ridículo" daquele jeito "travestido" de petista. O visual petista parece não combinar muito bem com tucanos e demais políticos conservadores.

Desconfio que não será fácil para o PT se livrar dessa pecha de "partido de ladrões", de "corruptos", e seus militantes e simpatizantes se livrarem da alcunha de "petralhas" – que vale como uma verdade absoluta, notadamente para os mais jovens que chegaram agora e desconhecem, ignoram a história do partido. Ainda mais com essa orquestração da grande mídia contra a legenda. Assim não há reputação que aguente.

A minha tese, em síntese, é a de que é só tirarem o PT do poder para os reacionários de antanho voltarem com toda a força, autoritarismo e roubalheira de sempre. A diferença é que a roubalheira agora é investigada e flagrada por uma Polícia Federal republicana, divulgada e devidamente enquadrada – como esse caso da Petrobras, em grande medida, devido a ações do governo Dilma [ e da gestão Graça Foster – justiça seja feita a essa mulher].

E quanto ao "trensalão" no estado de São Paulo? Um conselheiro do Tribunal de Contas de SP foi acusado de ter contas na Suíça e de ter sido um operador do PSDB?!

Portanto, que se critique e investigue o PT, mas de forma isenta – e, se for o caso, condene-se e se prenda aqueles que eventualmente tenham cometido crimes contra o erário. Mas não só os do PT. Os do PSDB também, bem como dos demais partidos.

Senão aí já é "fuleragem", mais conhecida nos anais da Ciência Política como "golpismo".

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: