CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Val Carvalho avatar

Val Carvalho

Escritor

8 artigos

blog

O PT não se deixará enganar!

O apressado lançamento do livro de Cunha em que denuncia Baleia e Maia não abalará a tática unitária do PT e da maioria das esquerdas de apoiar Baleia e participar do bloco misto da oposição na Câmara

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O lançamento do livro do ex-deputado Eduardo Cunha uma semana antes da disputa da Câmara, em que aponta Temer, Maia e Baleia como golpistas contra Dilma, não é fruto do arrependimento democrático. Antes de mais nada, é uma vingança contra seus parceiros de crime que estão livres da prisão.

No entanto, o seu livro está sendo usado pela turma de Bolsonaro para tentar embaralhar a disputa na Câmara, dividir a esquerda e ajudar o seu candidato, deputado Arthur Lira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas isso não deve acontecer, pois grande parte das esquerdas, que carregam em sua história as cicatrizes de várias derrotas, desenvolveram nervos de aço, estômago de avestruz e olho de águia com o qual reconhece de longe as manobras do inimigo.

Para nós não há novidade sobre quem protagonizou e apoiou o golpe de Estado contra a presidenta Dilma. Todas as classes dominantes, com seus respectivos representantes políticos e midiáticos se uniram contra ela e com isso arrastram a maioria das classes médias e até mesmo parte do povo em defesa do impeachment ilegal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tirar lições do golpe do impeachment e desmascarar seus autores é sempre necessário para fortalecer a nossa luta e elevar a consciência democrática da Nação. Mas isso já é história.

O importante para a luta atual é compreender que foi esse golpe quem gerou o ovo da serpente e submeteu o país à barbárie fascista. Na linha de frente dos golpistas, citada por Cunha, Bolsonaro só não é destaque porque na época era apenas um ridículo figurante de ultradireita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas ver esse “figurante” eleito presidente pouco tempo depois nos mostra o tamanho da destruição das instituições democráticas produzida pelo golpe do impeachment.

Nas classes médias e populares, muitos que se deixaram enganar por Bolsonaro já se arrependeram. Mas arrependimento não é exatamente o sentimento que move parte das classes dominantes, que agora defendem o impeachment de quem ajudaram a eleger. Poderíamos até mesmo dizer que elas apoiariam novamente Bolsonaro (ou outro igual) para impedir a volta da esquerda à presidência da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que move as forças da direita-liberal contra Bolsonaro é, na realidade, a defesa de seus próprias interesses econômicos e a reconquista de sua hegemonia política. O país simplesmente está à deriva e o governo apenas tenta sobreviver até 2022, quando vai fazer de tudo para se reeleger ou não entregar o cargo, como Trump buscou fazer.

A “coragem” com que essa parte das classes dominantes se movimentam contra o genocida se deve, antes de tudo, à posse de Biden e à relativa fraqueza do campo da esquerda, como ficou patente nas eleições municipais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O sucesso de toda guerra é não abrir mais de uma frente e concentrar nossa força no ponto mais fraco do inimigo. E este inimigo é Bolsonaro – o inimigo principal da maioria do país, incluindo aí a esquerda, o centro e a direita liberal. 

Exploração do ponto fraco do inimigo foi o que aconteceu na derrota de Bolsonaro em sua guerra contra a vacina. A mesma coisa pode se repetir na disputa da Câmara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A vitória de Baleia não seria de alguém que participou do golpe, mas de alguém que representa um ponto fraco da sustentação do inimigo fascista.

Por tudo isso o apressado lançamento do livro de Cunha em que denuncia Baleia e Maia não abalará a tática unitária do PT e da maioria das esquerdas de apoiar Baleia e participar do bloco misto da oposição na Câmara.

Nossa atuação em qualquer campo de luta e em particular no parlamento deve saber combinar a defesa dos princípios socialistas, caros às vanguardas, com conquistas parciais que permitam avançar na luta democrática, no caso, a luta pelo impeachment e assim abrir caminhos para o avanço do movimento de massas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO