CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2482 artigos

blog

O que é isso, Gabeira?

Fiquei pasmo ao ler o artigo do Gabeira em que diz que devemos olhar os militares com outros olhos e defende a intervenção militar no Rio. Gabeira foi um símbolo da luta contra a ditadura militar e contra a caretice da ditadura militar quando parou a praia com sua sunga de crochê. Como é que pode?

Plenário 9 Comissão de Direitos Humanos Seminário "Direitos HUmanos e Política Externa" Mesa: Camila Asano, Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa e da Conectas Direitos Humanos Dep. Fernando Gabeira, representante da campanha da Ma (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fiquei pasmo ao ler o artigo do Gabeira em que diz que devemos olhar os militares com outros olhos e defende a intervenção militar no Rio.

Gabeira foi um símbolo da luta contra a ditadura militar e contra a caretice da ditadura militar quando parou a praia com sua sunga de crochê.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como é que pode? Um libertário defendendo ocupação militar da cidade onde ele e milhões de brasileiros moram sob a mira de tanques e metralhadoras.

Não entendo como alguém que sofreu como ele nas mãos dos militares pode dizer uma coisa dessas quando vemos militares fazendo declarações de elogio a torturadores, como vimos o general Mourão fazer outro dia, ao passar à reserva.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou seja, os militares são os mesmos. Por que devem ser vistos de forma diferente?

É óbvio que a presença militar no primeiro e segundo escalões do governo é a maior desde o final da ditadura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 64, os generais chegaram de uma vez, abruptamente; agora estão ocupando postos-chave aos poucos, de forma lenta, gradual e segura.

A primeira "entrevista" do interventor do Rio foi um exemplo de como ele vê a imprensa e a democracia. Só respondeu perguntas feitas por escrito. Só escolheu para responder as perguntas que quis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se coubesse aos militares dirigir os destinos do Brasil a constituição não os impediria de participar de eleições. Talvez a razão mais óbvia seja a de que eles constituem uma organização armada, o que os colocaria em situação de vantagem sobre os demais candidatos.

É um retrocesso inconcebível estarmos aqui discutindo a possibilidade da transformação do regime democrático em mais um período das trevas, depois de todo o sangue, suor e lágrimas que causou aos brasileiros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se a sociedade civil não reagir – tal como Gabeira – os militares vão tomar conta do pedaço.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO