O que é o neoliberalismo

"Há quatro trimestres, vejam bem, há quatro trimestres a nossa taxa de crescimento cai seguidamente, e no último trimestre de 2017, que tradicionalmente é o mais forte do ano, atingiu o ridículo nível de 0,1% de crescimento do PIB", diz o colunista Gustavo Castañon; "Nas eleições vão chamar isso de gestão responsável da economia, dizer que fizeram o que deveriam ter feito e que quando o Brasil voltar a crescer, terá sido por tudo o que fizeram para o destruir enquanto estavam com as mãos nele. Na verdade vão falar até que o Brasil já voltou a crescer. Esse é o neoliberalismo. Até quando?"

O que é o neoliberalismo
O que é o neoliberalismo (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)

Há exatos três anos, dois meses e dezenove dias, o Chicago Boy neoliberal Joaquim Levy, empregado do Bradesco, que foi secretário de fazenda do ínclito Sérgio Cabral e ajudou a quebrar o Rio, assumiu o Ministério da Fazenda.

Na Globo News todos viram a comemoração e a garantia de que finalmente tinha alguém certo no governo e que as medidas iam acabar com a irresponsabilidade fiscal, ajustar nossa economia e nos colocar de novo na rota do desenvolvimento.

Desde então, o déficit fiscal que era de 14 bilhões ano foi a 135 bilhões em 2017.

O pleno emprego em que vivia o país, com desemprego rotativo de 5%, se transformou em desemprego de 13% da população ativa.

E isso depois de tirarem todos os direitos trabalhistas de nós.

Nossa renda per capita despencou 10% em somente dois anos, de 15371 dólares no fim de 2014 para cerca de 14666 dólares no fim de 2016.

Nosso PIB em dolar despencou incríveis 36,7%.

Nosso PIB em valores reais caiu 6,2%.

Por causa do crescimento de nossa safra, nosso PIB em 2017 aparentemente cresceu 1%. Com base nisso, nossa mídia promoveu uma onda de notícias anunciando a retomada do crescimento.

Só que nossa economia continua despencando.

Há quatro trimestres, vejam bem, há quatro trimestres a nossa taxa de crescimento cai seguidamente, e no último trimestre de 2017, que tradicionalmente é o mais forte do ano, atingiu o ridículo nível de 0,1% de crescimento do PIB.

Só para lembrar vocês, nossa população cresce a cerca de 1% ao ano agora. 

Então se não crescemos mais que isso, não crescemos nada.

Nas eleições vão chamar isso de gestão responsável da economia, dizer que fizeram o que deveriam ter feito e que quando o Brasil voltar a crescer, terá sido por tudo o que fizeram para o destruir enquanto estavam com as mãos nele.

Na verdade vão falar até que o Brasil já voltou a crescer.

Esse é o neoliberalismo.

Até quando?

Conheça a TV 247

Mais de Blog

blog

Palocci é o delator coringa

Bastou a coisa apertar para o lado da Lava Jato que o Ministério Público Federal coloca Antonio Palocci no pau-de-arara e vaza alguma delação bombástica para O Globo.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247