CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcelo Zero avatar

Marcelo Zero

É sociólogo, especialista em Relações Internacionais e assessor da liderança do PT no Senado

359 artigos

blog

O que escreveu Obama, o hipócrita

Em apenas dois tópicos, o sociólogo Marcelo Zero, especialista em Relações Internacionais, desmantela as falas do ex-presidente dos EUA Barack Obama contra o ex-presidente Lula

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“E apesar disso, percorrendo a mesa com os olhos no segundo dia da cúpula, não pude deixar de me perguntar o que um papel maior para os Brics na governança global poderia significar. O presidente brasileiro, por exemplo, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha visitado o Salão Oval em março, causando boa impressão. Ex-líder sindical grisalho e cativante, com uma passagem pela prisão por protestar contra o governo militar, e eleito em 2002, tinha iniciado uma série de reformas pragmáticas que fizeram as taxas de crescimento do Brasil dispararem, ampliando sua classe média e assegurando moradia e educação para milhões de cidadãos mais pobres. Constava também que tinha os escrúpulos de um chefão do Tammany Hall, e circulavam boatos de clientelismo governamental, negócios por baixo do pano e propinas na casa dos bilhões.”

Obama, Barack- “Uma Terra Prometida”, página 541- Versão Kindle

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso foi o que Obama efetivamente escreveu em sua autobiografia sobre Lula. 

Observação 1: a Tammany Hall ou Society of St. Tammany foi uma organização política bastante influente no Partido Democrata do Estado de Nova Iorque, especialmente em Manhattan e Albany, que se dedicou a apoiar imigrantes. Entretanto, dizem os historiadores que usava métodos corruptos, notadamente na época do “chefão” William Magear Tweed, em meados do século XIX.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Observação 2: Como bem observou o jornalista Brian Meir, no seu artigo “On Obama, Lula and Tammany Hal”, Obama aproveitou-se de outra máquina política corrupta dos Democratas, semelhante à Tammany Hall, para se projetar. Trata-se da “Daley Machine” de Chicago, uma organização que dominou a política daquela cidade, usando métodos de corrupção e intimidação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO