CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Rodrigo Vianna avatar

Rodrigo Vianna

Jornalista desde 1990. Passou por Folha, TV Cultura, Globo e Record; e hoje apresenta o "Boa Noite 247". Vencedor dos Prêmios Vladimir Herzog e Embratel de Jornalismo, é também Mestre em História Social pela USP. Blogueiro, integra a direção do Centro de Estudos Barão de Itararé.

57 artigos

blog

O recado do general Mourão

"A Globo comanda essa tentativa de abrir uma cunha no bolsonarismo... Que, no entanto, mostra capacidade de resistência. Ainda. O artigo do Mourão é sintoma disso. De unidade ultraconservadora entre os apoiadores do bolsonarismo na caserna", escreve o jornalista Rodrigo Vianna

(Foto: ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Em novo artigo ameaçador, o general Mourão retoma a linguagem da Guerra Fria e, em tom beligerante, investe contra manifestantes que saíram às ruas em defesa da democracia. Trata-se de uma espécie de "toque de reunir" das tropas do fascismo. 

Mas o artigo é um pouco mais que isso. Não é uma ameaça, apenas, a setores populares que reagem à louca cavalgada do capetão. Mas um recado para o andar de cima.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Parte da elite (Globo/Bancos/PSDB - com o auxílio luxuoso dos lavajatistas e de Barroso no TSE) ameaça o bolsonarismo com um "programa máximo": cassação da chapa, via fake news. Nesse caso, teríamos nova eleição. E Moro seria o candidato desse setor.

Mas a elite, sob coordenação da Globo, tenta com esse movimento colher o programa mínimo: impeachment, com Mourão assumindo "governo de transição" até 2022.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mourão sentiu no ar a jogada. E espanou.

Porque não pode parecer desleal junto aos militares. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso mostra que o apoio ao bolsonarismo nas FFAA é grande. Por isso, Mourão não se arrisca.

Esta semana, o jornal "Valor" (Globo) abriu página inteira e manchete na capa para que Mourão se lançasse junto à elite empresarial. O que o general fez? Disse: "deixem Bolsonaro governar".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Globo comanda essa tentativa de abrir uma cunha no bolsonarismo... Que, no entanto, mostra capacidade de resistência. Ainda.

O artigo do Mourão é sintoma disso. De unidade ultraconservadora entre os apoiadores do bolsonarismo na caserna.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A elite que pensou usar Bolsonaro em 2018, podendo se livrar dele a qualquer momento, vai ter muito trabalho para desmontar a bomba.

Mourão, por enquanto, prefere não embarcar na tática da Globo. Mantém a fidelidade ao submundo da caserna e ao universo fascista de Silvio Frota - o líder da linha dura militar na ditadura.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO