CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

817 artigos

blog

O Rio para Lula e para o golpe

"A intervenção é uma forma de criminalização das favelas do Rio e da imensa população que habita ali, população na sua grande maioria trabalhadora", diz o colunista do 247 Emir Sader; "Por isso Lula foi recebido tão calorosamente pela massa da população carioca, na Caravana ao Rio, em especial na Baixada Fluminense, com saudades do seu governo e com esperança que ele possa voltar. Ele representa a possibilidade de que o Rio pode ser recuperado, mas na via oposta da proposta pelo governo golpista"

"A intervenção é uma forma de criminalização das favelas do Rio e da imensa população que habita ali, população na sua grande maioria trabalhadora", diz o colunista do 247 Emir Sader; "Por isso Lula foi recebido tão calorosamente pela massa da população carioca, na Caravana ao Rio, em especial na Baixada Fluminense, com saudades do seu governo e com esperança que ele possa voltar. Ele representa a possibilidade de que o Rio pode ser recuperado, mas na via oposta da proposta pelo governo golpista" (Foto: Emir Sader)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Depois de ter dilapidado o governo do estado do Rio de Janeiro, com o governo ladrão de Sérgio Cabral e o governo incompetente de Pezão, o governo golpista, do mesmo partido deles, promove uma intervenção no Rio. Para, supostamente, acabar com o caos na segurança pública. Caos produzido por quem? Quem governou o estado nos últimos 11 anos?

Diga-me o que você faz com o Rio e eu te digo que concepção você tem do Brasil. O neoliberalismo se empenhou em degradar a imagem do Rio, considerado espaço não recuperável para os grandes empreendimentos privados. Muito espaço público, a começar pelas praias, passando pelos centros culturais públicos e as tradições musicais populares, enquanto os grandes empreendimentos privados se concentravam em São Paulo e levavam as sedes de suas empresas para esse estado, tratando de esvaziar economicamente o Rio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O auge da degradação da imagem do Rio se deu durante o governo do FHC. Colunistas da velha mídia, como Jabor e Danuza, se transferiam para São Paulo e promoviam a apologia do reino da grana naquele estado, enquanto se dedicavam, nas páginas dos jornais paulistas, a falar da decadência irreversível do Rio.

A chegada do Lula à presidência representou não apenas o resgate do Brasil, como teve um sentido particular para o Rio. As políticas do governo em relação à Petrobras, ao BNDES, à recuperação da indústria naval, assim como as políticas sociais dirigidas ao estado, fizeram com que o Rio passasse pelo melhor período em muito tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Rio melhorou muito e os cariocas recuperaram sua autoestima.

Da mesma forma que o Rio tinha sido um destino privilegiado da atuação do governo federal durante o Lula e a Dilma, passou a ser vítima privilegiada das maldades do governo do golpe. Como parte do desmonte do Estado, a Petrobras e o BNDES foram duramente atingidos assim a indústria naval, tudo com efeitos diretos sobre o Rio, do ponto de vista da expansão econômica, do nível de emprego e de todos os outros efeitos sobre o conjunto do estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Paralelamente, o estado foi atingido pelas repercussões das denúncias de corrupção, centradas no governo de Sérgio Cabral, mas que atingiram a todo o PMDB e os seus governos no estado. Jorge Picciani está preso, assim como vários dos ex-secretários de Cabral, Pezão, Paes e outros dirigentes desse partido se encontram com processos. O poder público do Rio de Janeiro se desfez, entre a falência econômica e política e a desagregação como efeito da corrupção.

A intervenção no Rio é apenas um passo mais para terminar com qualquer governo no estado. Se manipulam os dados sobre a violência – que no carnaval foi particularmente menor, dado a dimensão de milhões de pessoas sambando nas ruas da cidade – para impor a intervenção e a militarização da segurança pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma ação militar de ocupação das zonas que eles consideram, de forma absolutamente discriminatória, como envolvidas com o trafico, a ponto de disporem de mandados coletivos de busca e prisão, sobre um conjunto de casas e de famílias. No momento em que é consenso pelo mundo afora – até para ex-presidentes latino-americanos, entre eles o próprio FHC – que a guerra contra o trafico fracassou totalmente, que é preciso avançar em outra direção, da descriminalização das drogas leves, como se dá com total sucesso em países como Portugal e Uruguai.

A intervenção é uma forma de criminalização das favelas do Rio e da imensa população que habita ali, população na sua grande maioria trabalhadora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso Lula foi recebido tão calorosamente pela massa da população carioca, na Caravana ao Rio, em especial na Baixada Fluminense, com saudades do seu governo e com esperança que ele possa voltar. Ele representa a possibilidade de que o Rio pode ser recuperado, mas na via oposta da proposta pelo governo golpista.

É por ações do governo federal, mas para explora o potencial que o Rio demonstrou ter, com recuperação da Petrobras e de todos os seus investimentos no estado, no resgate da indústria naval, nos recursos liberados pelo BNDES. Na retomada das politicas sociais que conseguiram diminuir a pobreza e a exclusão social, ao mesmo tempo que a política econômica gerava os empregos que os trabalhadores cariocas tanto necessitam.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cada vez mais fica claro para os brasileiros que ha dois caminhos para o pais e também para o Rio: o da repressão, da estigmatizarão, da recessão e da miséria. Ou o da retomada dos investimentos produtivos, do crescimento econômico, da geração de empregos, da paz e da fraternidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO