O simbolismo do ministro Zanin
"A chegada do jovem Zanin é um símbolo de resistência e determinação", diz Arnóbio Rocha, do Prerrô, exaltando a perspectiva histórica da posse de Zanin
Hoje será a posse do novo ministro do STF, Cristiano Zanin, um dia histórico sob muitos aspectos e de como a história tem uma dialética própria.
Há pouco mais de 5 anos, nenhum de nós acreditaria que o Presidente Lula e sua brava defesa conseguiriam vencer a mais cruel batalha política (ou jurídica) da história da República, pelo menos desde a perseguição implacável ao presidente Getúlio Vargas.
Entre 2015 e 2018, nenhum homem público foi tão desconstruido e atacado quanto Lula, todos os dias, toda a mídia, alimentada pela Lava Jato, tinha material farto para a operação apagamento de Lula.
A defesa de Lula, liderada por Valeska Teixeira e Cristiano Zanin, teve a incrível capacidade de se manter de pé, firme, passando por todas as dificuldades e pressões, desconfiança de grande parte de nossos colegas (o que faz parte, mas não deveria) para fazer a monumental defesa.
Aliada à técnica jurídica, teve a tenacidade, a resistência e resiliência que tem ares de mitológicos, as provações e ritos iniciáticos de que o jovem casal enfrentou e a superação heroica.
O processo canalha, sem respeitar o devido processo legal, o conluio de mídia e Lava Jato, criou o ambiente para condenação absolutamente injusta e mais ainda a imposição de prisão a Lula, a defesa manteve a certeza e a tese de que se tratava de lawfare.
Grandes juristas, nomeadamente do Prerrô, de forma solidária, tiveram papel fundamental na construção de meios jurídicos (derrubar a prisão em segunda instância) junto ao STF que ajudaram na concessão do HC de Lula.
A chamada Vaza Jato expôs de vez toda a sorte (ou azar) do ambiente corrupto da operação Lava Jato, nos exatos termos da defesa de Lula, todos os temas elencados por Zanin e Valeska, foram devidamente provados.
O Brasil pagou e paga um preço enorme pelo os anos fascistas de Moro, Dallagnol e Bolsonaro. A prisão e o alijamento de Lula das eleições de 2018 são provas definitivas de uma época que precisa ser devidamente julgada, sem nenhum sentimento de vingança, mas de reconstrução da Democracia e Justiça.
A chegada do jovem Cristiano Zanin é um símbolo de resistência, capacidade e determinação.
Hoje o veremos com a beca de ministro. A sensação é de vitória, ao mesmo tempo de enorme responsabilidade que recairá sobre Zanin.
Desejo-lhe a melhor sorte e os ventos benfazejos da vida, que seja um grande ministro que o STF precisa.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

