CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

O suicídio político de Ciro Gomes

Eric Nepomuceno diz que Ciro Gomes ainda vai ver como parte substancial de seus eleitores passarão para o lado de Lula para derrotar Bolsonaro no primeiro turno

Ciro Gomes (Foto: Reprodução/@cirogomes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o 247

Poucas vezes, ao menos nestes últimos anos, houve um suicídio político tão gritante como o de Ciro Gomes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É impressionante como ele faz naufragar uma extensa carreira que inclui dois mandatos de deputado estadual no Ceará, além de ter sido prefeito de Fortaleza, governador de seu estado, ministro da Fazenda de Itamar Franco, ministro de Integração Nacional de Lula, deputado federal.  

Passou pelo antigo PMDB, pelo PSDB, pelo PPS (antigo Partido Comunista), e agora está aninhado no PDT. Em 2002, disputou a presidência conseguindo, graças ao apoio de Leonel Brizola, armar uma Frente Trabalhista, juntando o PDT, o PTB e o PPS.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Perdeu, mas apoiou Lula – o mesmo Lula que ele agora ataca de maneira descontrolada – no segundo turno.

Toda essa trajetória e toda essa experiência não foram suficientes para domar seu ego que, muito mais que inflado, é obeso.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sua inteligência e seu inegável preparo serviram para que ele apresentasse projetos bastante sérios e interessantes em vários aspectos econômicos e sociais, mas foram igualmente insuficientes para impedir que seu caráter se derretesse até sumir.

Seu egoísmo descontrolado desabrochou de vez em 2018. Nada indica que se ele tivesse permanecido aqui no segundo turno e acompanhasse Fernando Haddad em apoio público e explícito Jair Messias não teria chegado onde chegou.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas não resta dúvida que sua ida ostensiva para Paris foi de uma indecência sem remédio.

Ele agora teima em manter uma candidatura que tem a mesma chance de crescer que eu tenho de virar técnico do Fluminense.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seus ataques a Lula são fartamente usados pelos seguidores de Jair Messias nas redes sociais. De onde saiu tanta inveja? Acho que nem o próprio Ciro saberia dizer.

Se para mim e muitos outros sua atitude no segundo turno de 2018 serviu para enterrar de vez qualquer respeito, a de agora – ao manter uma candidatura inviável – serve para enterrar sua carreira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A também desprezível Simone Tebet mantém sua candidatura igualmente inviável talvez com os olhos postos em 2026, quando poderá tentar vôos mais altos.  

Ciro Gomes, nem pensar. Ainda vai ver como parte substancial de seus possíveis eleitores passarão para o lado de Lula, com tal de impedir que o Genocida continue ameaçando a democracia e o próprio país.

Engolido pelo ego obeso e a ausência de qualquer vestígio de caráter, Ciro não vai deixar marcas e muito menos saudades.  

Pensando bem, já vai tarde.

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO