O trapo do Trump e a trupe das bigtechs
A primeira pancada no trapo do Trump e na sua trupe das bigtechs veio uma semana depois de assumir a presidência do EUA
Sabe quando você tá assistindo um filme onde o artista malvado tá massacrando um coadjuvante fraquinho e aí aparece o protagonista acabando com tudo enquanto ouvi-se ao fundo, a música We are the World?
Foi o que aconteceu segunda feira dia 27/01. As empresas de tecnologia que tiram onda com nossa cara orientando nossas mentes com a narrativa do capital, essas que estavam ao redor daquele trapo do Trump na posse, rindo dos mortais seres humanos enquanto especula na bolsa o preço da informação. Pois é.
Essas empresas, e o próprio trapo, tomaram um pau seguro, lá neles, por causa de uma pequena empresa chinesa, a DEEPSEEK. Minha senhora, você não tem noção da pancada nos mais bilionários dos bilionários.
A DEEPSEEK lançou uma versão de IA que, de uma hora pra outra, já supera a principal plataforma de IA do mundo, o ChatGPT, diga ai?
Em apenas 6 meses e usando 6% da grana que os americanos diziam utilizar pra elaborar modelos de IA, a DEEPSEEK apresenta ao mundo a plataforma de IA mais avançada de todas e pior, pior para os bilionários da tecnologia, a IA da DEEPSEEK utiliza apenas 2% dos processadores que são utilizados pelas outras plataformas como o ChatGPT.
Foi como a explosão do ônibus espacial Challenger para fabricante americana Nvidia, que em 2 anos se tornou a maior empresa do planeta vendendo processadores para IA.
Em apenas 1 dia, a NVDIA perdeu o equivalente a 7 Petrobras em valor de mercado. Né pouca coisa não. Você sabe quanto vale a Petrobrás? R$ 513 bi, é a maior empresa do Brasil em valor de mercado. Agora multiplique por 7. A NVDIA perdeu R$ 3,5 trilhões no que valia, em 1 único dia, por causa da chinesa DEEPSEEK.
É subversão demais meu Deus! É como botar dendê no bacalhau, como diz fred04.
Essa é a primeira pancada no trapo do Trump e na sua trupe das bigtechs, uma semana depois de assumir a presidência do EUA.
Como por enquanto não há o que fazer, essa turma poderia ocupar a mente rememorando We Are the Word que completa 40 anos hoje, dia 28 de janeiro, mesmo dia em que, há 39 anos explodia o Ônibus espacial Challenger
Essa China é muito irônica....
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

