O Waterloo de Lula
"Lula tem o mesmo espírito de Napoleão. Nunca se dá por vencido. Tal como o general mais famoso do mundo, está sem exército, sem bens e sem justiça, mas não perde a esperança, espera até o último instante. Ele é aquele que está na frente do pelotão de fuzilamento mas acredita que poderá ser salvo por um milagre", escreve o jornalista Alex Solnik
"Podeis levar o meu corpo para Santa Helena, mas nunca haveis de levar minha alma". Ao dizer isso ao seu algoz, a 5 de agosto de 1815, a bordo do Bellerophon, Napoleão Bonaparte tinha acabado de perder a Batalha de Waterloo, estava sem exército, despojado de seus bens e nas mãos do Duque de Wellington que decidiu deportá-lo para a ilha de Santa Helena. Ainda assim, sem ter ninguém que o defendesse, ele reivindica com seu carcereiro, Lord Keith o direito de morar na Inglaterra em vez de ser deportado. "Apenas cumpro ordens do meu governo" responde Keith. "Permita, então, que eu apresente o meu pleito a S.S. a Rainha Vitória" diz Napoleão. "Seria inútil, essa entrevista não lhe seria satisfatória. Não há como alterar a sua sorte", define Keith.
Napoleão não aceita a resposta:
"Eu protesto solenemente à face do Céu e dos homens contra a infração dos meus direitos mais sagrados na forçada disposição de minha pessoa e de minha liberdade".
Lula tem o mesmo espírito de Napoleão. Nunca se dá por vencido. Tal como o general mais famoso do mundo, está sem exército, sem bens e sem justiça, mas não perde a esperança, espera até o último instante. Ele é aquele que está na frente do pelotão de fuzilamento mas acredita que poderá ser salvo por um milagre.
Por isso insiste com os advogados para esgotarem todos os recursos. Por isso, também, resiste a admitir que não será candidato, resiste a nomear Haddad, ainda que para todos nós, que não temos o mesmo espírito napoleônico não haja mais outra saída.
O que Napoleão disse a seus homens, em Paris, a 26 de junho de 1815 poderia ter sido dito por Lula aos petistas:
"Vós e eu temos sido caluniados. Homens muito incapazes de avaliar vossos trabalhos viram nos sinais de afeto que me tendes dado um zelo do qual eu era o único objeto. Digam-lhe vossos futuros triunfos que só a pátria sobretudo é que vós servíeis quando me obedecíeis e que se eu tive parte na vossa afeição eu a devo só ao meu ardente amor à França, vossa mãe comum".
Lula não vai desistir. Sua alma não será levada para Santa Helena.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: