Obrigado e até logo
Jornalista anuncia "uma pausa no 247"
Por Eric Nepomuceno, do Jornalistas pela Democracia
Em 54 anos de ofício – comecei a trabalhar em redações ainda adolescente – fiz de tudo um pouco. Fui repórter, redator, correspondente em três países ao longo de uma década e meia, cobri guerras e guerrilhas, fui editor, dirigi redações.
Sou de um tempo em que jornalismo era ofício e não profissão. A diferença? Ora, é simples. Ofício é aquilo que você excerce com a alma, dedicação total, para sentir e confirmar que está vivo. E profissão é aquilo que você faz para ter com que viver. E reitero: no ofício, fiz de tudo.
Nunca antes, porém, havia escrito para uma publicação exclusivamente digital. Naquele tempo nem se pensava nisso.
A primeira experiência foi justamente aqui, no Brasil 247. O primeiro texto apareceu no dia 21 de novembro de 2013. Com este de hoje, foram 396.
A verdade é que, como acontece com muitíssimos da minha geração, para mim o espaço na imprensa tradicional foi encolhendo cada vez mais no Brasil.
Continuo publicando assiduamente na Argentina e no México, eventualmente em outros países de idioma castelhano, mas aqui, menos e menos.
Também daí a importância do 247 para mim.
Acontece que tenho três livros em andamento, estourei olimpicamente o prazo de dois deles, e agora preciso me dedicar totalmente (ou quase) a terminar esses projetos.
Um é o perfil biográfico de Darcy Ribeiro. O outro, uma espécie de álbum de memorias de pessoas com quem convivi e que foram essenciais para que minha vida mudasse. Um músico, um poeta, cinco escritores. Todos hispano-americanos.
Por isso faço uma pausa no 247. E lanço mão de um verso de Wally Salomão num poema que foi esplendidamente musicado por Jards Macalé, “Vapor barato”: “Talvez eu volte/ um dia eu volto, quem sabe?”.
Até lá, deixo aqui aos eventuais leitores que tive no 247, aos companheiros e aos editores, meu melhor abraço.
Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: