CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
George Torres Barbosa avatar

George Torres Barbosa

Advogado concursado da Petrobrás de 1990 a 2021. Foi presidente do Conselho de Administração da Termomacaé Ltda., conselheiro da UEG ARAUCÁRIA e diretor financeiro da Baixada Santista Energia SA. É especialista em direito ambiental e LL.M. em direito corporativo

6 artigos

blog

Ocidente arrisca tudo na guerra contra a Rússia

"Rússia vai ficar mais saudável sem McDonald e Facebook. Mas o Ocidente não tem como substituir trigo, fertilizantes, paládio, petróleo", escreve George Barbosa

Joe Biden e Vladimir Putin (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por George Torres Barbosa

O Ocidente está enganado e arriscando tudo, tanto na questão energética, quanto na segurança mundial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Note que a China reiterou, ontem, uma amizade com a Rússia mais firme do que a rocha e já trabalha com um gasoduto trazendo o gás siberiano. Além de acelerar com a Rússia um sistema de pagamento internacional alternativo ao Swift.

Nem a Venezuela, sancionada e com reservas internacionais confiscadas há anos por Londres e Washington, se dignou a ceder à investida dos EUA que, no dia de ontem, prometia ao Maduro o levantamento dos embargos para trazer a Venezuela de volta ao mercado internacional. Talvez, o Maduro tenha perguntado aos emissários do tio Sam se eles já esqueceram do Guaidó, reconhecido como governante pelo imperialismo estadunidense. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não dá pra Rússia assistir o ingresso na Otan da Ucrânia que põe mísseis médios a menos de 7 minutos de Moscovo, muito antes de qualquer retaliação ao mandante, os EUA. 

Essa disputa não é determinada por ideologia, embora os nazi-fascistas de Azov venham matando 14 mil russos étnicos, desde o golpe de 2014, que derrubou o governante eleito, um russo étnico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Rússia vai ficar mais saudável sem MacDonald e Facebook. Mas o Ocidente não tem como substituir o trigo, os fertilizantes, o paládio, a platina, o alumínio, os 5 milhões de barris de petróleo por dia e 40 por cento do gás natural pra Europa. Não é só para esquentar os europeus, o gás é crucial para a indústria alemã sem o qual ela vai parar. Os EUA  não conseguem suprir com navios gaseiros, de rebaixamento criogênico, o GNL equivalente à oferta da Rússia, além do preço norte-americano ser quase 5

 vezes maior do vem pelo gasoduto Yamal, via Ucrânia, e até 10 vezes maior do que os gasodutos Nord Stream 1 e 2, diretamente para a Alemanha, pelo mar Báltico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não se esqueçam que os russos incendiaram Moscovo antes de entregar sua capital à Napoleão que, privado dos recursos mínimos de subsistência, teve que empreendedor retirada até a França sempre acossado pela cavalaria russa. Os rus de Kiev, origem comum da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia, venceram invasores vikings, mongóis com sua horda de ouro, o império Napoleônico e o terceiro Reich de Hitler que perdeu 8 de cada 10 soldados seus para o Exército Vermelho. 

Lembro, ainda, as advertências de George Kennan, o pai da Otan, que ela não devia avançar além das suas posições ao final da União Soviética. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais específico ainda foi Henry Kissinger em artigo de 2014, no Washington Post,  quando o Ocidente financiou e operou com nazi-fascistas, visando destruir o governo eleito de Viktor Yanukovich, um russo étnico. Naquele momento, Henry Kissinger condenou peremptoriamente a entrada da Ucrânia na Otan. Ninguém pode imaginar simpatia de Kissinger pela Rússia. Ele advertiu que o papel da Ucrânia deveria ser de ponte entre ocidente e Oriente, servindo como estado tampão a prevenir o choque e nunca tomar o lado da Otan.  

Mais recentemente, o comandante da marinha alemã  de guerra alemã, pouco antes da deflagração das hostilidades, disse publicamente que Putin merecia respeito e, nas palavras daquele militar alemão, POR DEUS, NÓS DEVEMOS RESPEITAR A INTEGRIDADE DA RÚSSIA. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E por falar em alemão, a revista DER SPIEGEL, revelou entendimentos havidos entre George Bush pai e Gorbatchev, com a interveniência do chanceler alemão HELMUT KÖLL, nos quais se prometia a, então, União Soviética que se esta não se opusesse à reunificação da Alemanha, as fronteiras da Otan permaneceriam no Rio Elba que fica na Alemanha sem avançar uma polegada em direção ao leste.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO