CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leonardo Attuch avatar

Leonardo Attuch

Leonardo Attuch é jornalista e editor-responsável pelo 247.

410 artigos

blog

Odebrecht é o nome da crise

Na nota em que promete colaborar com a Justiça, a empresa de Marcelo Odebrecht, preso há nove meses, transfere a responsabilidade de tudo para o "sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país”. Ou seja: quando o maior beneficiário desse modelo protesta contra "o sistema", não poderia haver atestado maior do dano que o financiamento empresarial de campanhas causa à democracia, aponta o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247

Marcelo Odebrecht (Foto: Leonardo Attuch)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A crise política brasileira, que atinge agora seu ápice, tem nome: Odebrecht, empresa alvo de uma devassa policial na última terça-feira 22, que revelou a contabilidade paralela da propina na maior empreiteira do País. Essa crise precede a Lava Jato e remonta a junho de 2013, quando uma onda de manifestações populares começou a demonstrar que havia algo fora da ordem no País.

Naquele momento, quando manifestantes pediam hospitais “padrão Fifa", e questionavam os excessos da Copa do Mundo, com a construção de algumas arenas caras e desnecessárias, havia um grito, ainda que inconsciente, contra o sequestro das políticas públicas pelo dinheiro privado. E nenhuma empresa representa melhor esse modelo do que a Odebrecht.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na nota em que promete colaborar com a Justiça, a empresa de Marcelo Odebrecht, preso há nove meses, transfere a responsabilidade de tudo para o "sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país”. Ou seja: quando o maior beneficiário desse modelo protesta contra "o sistema", não poderia haver atestado maior do dano que o financiamento empresarial de campanhas causa à democracia. E se Marcelo Odebrecht vier mesmo a delatar quem recebeu favores da empresa, o modelo político brasileiro terá que ser reinventado.

Essa reconstrução da política será também favorecida por uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que proibiu as doações de empresas. Graças a isso, as eleições municipais de 2018 serão as primeiras sem a contaminação da política pelo dinheiro privado. Com isso, abre-se uma oportunidade para que os orçamentos públicos comecem a refletir mais os desejos dos eleitores do que os dos financiadores dos eleitos. O que já será uma grande conquista para o País.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO