CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2482 artigos

blog

Ódio do povo, não Mourão, poderá derrubar Bolsonaro

"Outro dia, relendo 'O Príncipe', encontrei conselhos elaborados por Nicoló Maquiavel no século XV que podem ser muito úteis a Jair Bolsonaro, já que suspeita de conspiração de seu vice Hamilton Mourão", diz Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia; "Um príncipe deve dar pouca importância às conspirações se o povo lhe é benévolo, mas quando este lhe seja adverso e o tenha em ódio, deve temer a tudo e a todos"

Ódio do povo, não Mourão, poderá derrubar Bolsonaro (Foto: Valter Campanato - Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, colunista do 247 e membro Jornalistas pela Democracia

Outro dia, relendo "O Príncipe", encontrei conselhos elaborados por Nicoló Maquiavel no século XV que podem ser muito úteis a Jair Bolsonaro, já que suspeita de conspiração de seu vice Hamilton Mourão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Um príncipe deve dar pouca importância às conspirações se o povo lhe é benévolo, mas quando este lhe seja adverso e o tenha em ódio, deve temer a tudo e a todos". (Capítulo XIX)

"Contra a inimizade do povo um príncipe jamais pode estar garantido, por serem muitos; dos grandes, porém, pode-se assegurar porque são poucos". (Capítulo IX)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Um príncipe deve estimar os grandes, mas não se fazer odiado pelo povo". (Capítulo XIX)

"A um príncipe é necessário ter o povo como amigo, pois, de outro modo, não terá possibilidades na adversidade". (Capítulo IX)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Um dos mais poderosos remédios que um príncipe pode dispor contra as conspirações é não ser odiado pela maioria". (Capítulo XIX)

"A natureza dos povos é vária, sendo fácil persuadi-los de alguma coisa, mas difícil firmá-los nessa persuasão". (Capítulo VI)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isto talvez explique a sua vacilação diante da reforma da Previdência de Paulo Guedes, que a população já começa a odiar. É o medo de ser odiado.

À medida em que lia, fui anotando as citações que tinham alguma coisa a ver com o que está acontecendo hoje no Brasil. Encontrei muitas. Até parece que alguém leu esse manual dos ditadores para Bolsonaro. E ele o transformou em bíblia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

Maquiavel ensina, a certa altura, a dominar uma sociedade que vive em liberdade e parece estar sendo obedecido pelo atual ocupante do Palácio do Planalto:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Quando aqueles estados que se conquistam estão habituados a viver com suas próprias leis e em liberdade, há três modos de conservá-los: o primeiro, arruiná-los". (Capítulo V)

"Quem se torne senhor de uma cidade acostumada a viver livre e não a destrua, espere ser destruído por ela". (Capítulo V)

Maquiavel ressalta a importância das armas para se manter um regime ditatorial e, de novo, parece ter sido seguido à risca por Bolsonaro:

"Jamais existiu um príncipe novo que desarmasse os seus súditos, mas, antes, sempre que os encontrou desarmados, armou-os; isto porque, armando-os, essas armas passam a ser tuas, tornam fieis aqueles que te são suspeitos, os que eram fieis assim se conservam e de súditos tornam-se teus partidários". (Capítulo XX)

"Quando os príncipes pensam mais nas delicadezas que nas armas perdem seu estado". (Capítulo XIV)

"Todos os profetas armados venceram e os desarmados fracassaram". (Capítulo VI)

Maquiavel também adverte que príncipe não pode ser bonzinho:

"É muito mais seguro ser temido que ser amado". (Capítulo XVII)

"Um príncipe não deve temer a má fama de cruel, desde que por ela mantenha seus súditos unidos e leais". (Capítulo XVII)

"É necessário a um príncipe que queira se manter aprender a poder não ser bom e usar ou não da bondade, de acordo com a necessidade". (Capítulo XV)

Não há problema algum em o príncipe ter as piores qualidades de um ser humano, desde que aparente ser virtuoso:

"Aquele que engana, sempre encontrará quem se deixe enganar". (Capítulo XVIII)

"A um príncipe não é essencial possuir todas as qualidades, mas é bem necessário parecer possuí-las.

Parecer piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso". (Capítulo XVIII)

"Todos veem o que tu aparentas, poucos sentem aquilo que tu és e esses poucos não se atrevem a contrariar a opinião dos muitos". (Capítulo XVIII)

"Os príncipes devem atribuir a outrem as coisas odiosas, reservando para si aquelas de graça". (Capítulo XIX)

Ainda que pose de camisa pirata e chinelão, Bolsonaro se parece cada vez mais com o Príncipe de Maquiavel.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO