CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Maciel avatar

Pedro Maciel

Advogado, sócio da Maciel Neto Advocacia, autor de “Reflexões sobre o estudo do Direito”, Ed. Komedi, 2007

528 artigos

blog

“olavos”, “reinaldos”, “villas” e “bolsonaros”

É fato que alguns dizem que não existe onda conservadora ou que ela é apenas um soluço passageiro; mas fato é que há dez anos eles eram tratados como caricaturas patéticas, mas hoje não são assim

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Todos conhecem Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Marco Antonio Villa e Jair Bolsonaro.

Mas o que eles têm em comum? Estão a serviço da Casa-Grande, como escreveu Daves Sena Filho em relação a um deles.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na minha visão os três são uma espécie perigosa de idiotas. Perigosos porque ultrapassam a tolice e a patetice e pregam o ódio, a intolerância e de forma corrosiva afirmam uma visão de mundo que flerta com o fascismo, sendo que, pelo menos, um deles defende abertamente a ditadura militar, o fechamento do congresso e a morte de quem se opunha à ditadura militar.

Do grego "idiótes", que significa "pessoa leiga, sem habilidade profissional", por oposição àqueles que desenvolviam algum trabalho especializado. Na acepção original, idiota designava literalmente o cidadão privado, alguém que se dedicava apenas aos assuntos particulares em oposição ao cidadão que ocupava algum cargo público ou participava dos assuntos de ordem pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O termo evoluiu sempre de forma depreciativa e passou a designar a pessoa ignorante, simples, sem educação. Popularmente, um idiota é um indivíduo tolo, imbecil, desprovido de inteligência e de bom senso. Idiotice é o que produz o idiota. Os três citados produzem idiotices e maldades, mas há quem os admire, siga e repita estultices.

Pesquisei e descobri que na psiquiatria, o idiota é aquele que sofre de "idiotia", que é o diagnóstico atribuído ao indivíduo mentalmente deficiente, com grau avançado de atraso mental, ligado a lesões cerebrais. No estado de idiotia profunda, o portador desta patologia tem suas capacidades vitais reduzidas num estado semelhante ao coma.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bem, esses idiotas são os representantes e a voz de uma onda conservadora em movimento no país. É fato que alguns dizem que não existe onda conservadora ou que ela é apenas um soluço passageiro; mas fato é que há dez anos eles eram tratados como caricaturas patéticas, mas hoje não são assim.

O conversadorismo representado por esses idiotas deve ser conhecido, compreendido como algo negativo e combatido no plano das idéias e da ação política progressista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O conservadorismo enquanto pensamento política surgida na Inglaterra no final do Século XVIII pelo político como uma reação à Revolução Francesa. O termo "conservador" denota a adesão a princípios e valores atemporais, que devem ser conservados a despeito de toda mudança histórica, quando mais não seja porque somente neles e por eles a História adquire uma forma inteligível.

Os conservadores não acreditam na "bondade natural do Homem", os conservadores consideram que são os constrangimentos introduzidos pelos hábitos e tradições que permitem o funcionamento das sociedades, pelo que qualquer regime duradouro e estável só poderá funcionar se assente nas tradições; acreditam não fazer sentido elaborar projetos universais de sociedade ideal, pois tal sociedade será algo inatingível.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os citados idiotas, personagens tristes de um período sombrio, combatem os movimentos populares, etnias, trabalhadores, sindicatos e organizações de esquerda e, como escreveu o economista Fernando Nogueira da Costa de 2010 para cá, o campo em que a perspectiva conservadora melhor se expressa na política é a agenda moralista.

O que fazer? Penso que é o momento de, através da FRENTE BRASIL POPULAR, essa onda conversadora ser denunciada e combatida. A solução está na militância e no envolvimento de todos os setores progressistas, somente assim essa onda será marola e não tsunami.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO