CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

415 artigos

blog

Os anjos e suas réguas morais

Não justifica, mas também não apaga o brilho de um homem preto nascido em um país que não reconhece sua origem, onde não é representado devidamente nos livros escolares, e que vez ou outra surge como personalidade maquiada pela eugenia, ou mártir pontual, vítima de violência racial

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A quarentena, com a aproximação das eleições, tem aproximado a luneta para questões de ordem comportamental, ideológica, moral e racial, principalmente de candidatos e seus apoiadores. Qualquer escorregada pode se transformar em um linchamento, uma palavra fora de contexto tem o peso de uma guilhotina no pescoço. 

É preciso ter cuidado para fugir das cascas de bananas atiradas pelo caminho. Uma delas é a aproximação entre Lula e Ciro, que se encontraram para selar um armistício, uma ‘trégua’ entre o operário ex-presidente por dois mandatos, considerado o melhor Presidente do país, e o cangaceiro bufão, candidato dos 12%, derrotado diversas vezes.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outra casca de banana são as eleições nos EUA para o futuro do governo brasileiro. A maioria dos norte-americanos que não são supremacistas brancos, racistas e falsos religiosos, estão cansados de Donald Trump e seus absurdos. Uma vitória do Democrata Joe Biden seria importante para distensionar a pressão na América Latina e para o isolamento do núcleo bolsonarista, que perderia altura. 

Outro deslize da quarentena que tem incomodado, são as medidas que os anjos têm dado com as réguas da moralidade. Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, aclamado Rei em território francês, completou 80 anos recebendo críticas por não ter reconhecido uma filha.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os imaculados e puros desconhecem que Pelé foi menino pobre, sem educação adequada, em um país onde crianças com a idade que ele tinha quando foi para o Santos, estão fora das escolas, vivendo nas ruas, excluídas das políticas públicas. “Ah, mas isso não justifica abandonar uma filha”.  

Não justifica, mas também não apaga o brilho de um homem preto nascido em um país que não reconhece sua origem, onde não é representado devidamente nos livros escolares, e que vez ou outra surge como personalidade maquiada pela eugenia, ou mártir pontual, vítima de violência racial. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sinto gosto da cerveja velha do mundo moral que silencia diante da autêntica presença de uma BENEDITA da SILVA, tratada como teoria no universo acadêmico, que detém a narrativa por uma política mais igualitária entre homens, mulheres, brancos e pretos, mas ignora a história e o currículo da faxineira que chegou ao Senado da República. A régua moral dos anjos convivem muito bem na fábula, já no mundo real... 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO