CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Os burgos do Carrefour e a encruzilhada dos negros

O Carrefour lavou as mãos, fez um desagravo e rompeu contrato com a empresa terceirizada, para contratar outra e esperar que um novo crime aconteça

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na véspera do dia oficializado e dedicado à Consciência Negra, João Alberto Vieira Freitas, um homem negro de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos que trabalhavam de segurança para o supermercado Carrefour, em Porto Alegre. O ato covarde foi gravado e circula na internet. 

O Carrefour lavou as mãos, fez um desagravo e rompeu contrato com a empresa terceirizada, para contratar outra e esperar que um novo crime aconteça. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos assassinos é policial militar e a corporação, em nota, informou que ele é ‘temporário’ e estava fora do horário de trabalho, que suas atribuições são limitadas à execução de serviços ‘internos’, não sabendo informar o que ele fazia no supermercado. O outro assassino não é policial. 

Como é de costume quando há esse tipo de crime, os nomes dos criminosos, assim como o da empresa para quem eles prestam serviço, ficam sob sigilo, protegidos pela herança escravista. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A palavra Carrefour quer dizer encruzilhada, cruzamento, essa é a razão da existência das duas setas apontadas em sentidos opostos que aparecem no logotipo da rede de supermercados de origem francesa. 

Na idade média haviam pequenos ‘burgos’, cidades situadas em torno dos castelos medievais, que viviam de pequenos comércios que cresceram com a chegada das especiarias do oriente.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O progresso fez com que novas rotas fossem abertas e, nos cruzamentos dessas rotas, foram surgindo mercados e feiras e a palavra Carrefour passou a significar esse aglomerado comercial.  

Os mercadores construíram muralhas de pedras para se protegerem de assaltos e da dominação de outros povos, surgindo então os burgueses. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A seta apontada para dentro das muralhas de pedras, mostra a classe dominante próspera, protegida dos assaltantes, porém conservadora e medieval; A seta apontada para fora, mostra o cruzamento, a encruzilhada onde estamos e de onde precisamos mostrar organização e consciência contra o crescimento dos homicídios e dos atos de racismo. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO