Os elogios de Mario Vargas Llosa a Pepe Mujica

A esquerda latino-americana vem ganhando prestígio internacional porque o mundo está vendo que é aqui que temos conseguido conciliar valores democráticos e avanços progressistas no campo das liberdades civis

(artigo originalmente publicado no Tijolaço)

Mario Vargas Llosa, grande escritor peruano, prêmio Nobel de literatura, é um neoliberal. No entanto, seguindo o caminho oposto de tantos ex-comunistas brasileiros, nos últimos tempos Llosa tem adernado suavemente à esquerda. Tem feito críticas contundentes aos Estados Unidos e elogios a alguns governos progressistas da América Latina.

A gente não reclama tanto dos esquerdistas que se inclinam à direita com o passar do tempo? Então devemos elogiar quando acontece o contrário: quando direitistas admitem o valor de políticas públicas voltadas para os mais pobres e elogiam soluções criativas que enfrentam o status quo.

Llosa nos informa que o Uruguai foi considerado, pela The Economist, “o país do ano”.

O escritor deixa claro sua posição política, fundamentalmente anticomunista; por isso mesmo é interessante testemunhar a sua sinceridade quando rasga elogios entusiásticos ao presidente do Uruguai, Pepe Mujica, um velho comunista corajoso e democrático.

Além disso, Pepe Mujica é coisa nossa. Ascendeu ao poder na onda lulista que varreu toda a América Latina. Os elogios que recebe de um analista tão refinado, apesar de conservador, como Mario Vargas Llosa, são elogios, portanto, a todo o continente, e uma prova de que algumas políticas públicas conseguem ser tão inteligentes que tem o poder de conquistar cidadãos com diferentes visões de mundo.

A esquerda latino-americana vem ganhando um prestígio internacional cada vez maior, porque o mundo está vendo que é aqui, ao sul do Rio Grande, que temos conseguido conciliar valores democráticos, ideais de transformação social, políticas públicas concretas em favor dos mais pobres, e avanços progressistas no campo das liberdades civis e dos costumes.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

blog

Manifesto pela resistência

Contrariamente ao que tantos possam sugerir, a disposição para a rebelião em defesa do pacto político constitucional não tem fundamento revolucionário à esquerda, senão na mais castiça tradição...

Ao vivo na TV 247 Youtube 247