Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik, jornalista, é autor de "O dia em que conheci Brilhante Ustra" (Geração Editorial)

2791 artigos

HOME > blog

Ou ele ou ele

"Tarcísio pode tirar seus cavalinhos da chuva; candidato a presidente ele poderá ser, mas ter apoio de Bolsonaro são outros quinhentos", avalia Alex Solnik

Ou ele ou ele

Tarcísio pode tirar todos os seus cavalinhos da chuva se pensa que será o candidato de Bolsonaro à sucessão de Lula; candidato a presidente ele poderá ser (se for muito burro), mas daí a ter apoio de Bolsonaro são outros quinhentos, não adianta fazer promessas de fidelidade nem tentar ser tão idiota e malvado quanto ele.

Bolsonaro é um líder carismático profundamente egoísta e paranóico, além de outros defeitos, dono de um curral eleitoral que não admite transferir para outro político fora da sua família e por família entenda-se os filhos, porque nem em sua mulher ele confia.

Nem Tarcísio nem Michelle serão apoiados por Bolsonaro em 2026. Apoiar para governador ou senador é uma coisa; a presidente é outra. O candidato de Bolsonaro a presidente é o Bolsonaro. É ou ele ou ele.

Ele sabe muito bem que só tem a perder se apoiar alguém. 

Se o candidato ou candidata dele perder a eleição, o que é o mais provável ao enfrentar Lula na reeleição, o melhor orador do país e que terá a máquina na mão, a derrota será dele. 

Se o seu candidato ganhar, ao assumir a presidência tende a ficar mais forte que ele, com a caneta na mão, e seu poder vai se esvair.

Bolsonaro não ganha nada apoiando alguém contra Lula, o melhor para ele será não apoiar ninguém, deixar passar batido, deixar para 2030, quando nem ele (porque estará preso ou no mínimo ainda inelegível devido a novas condenações que estão no horizonte) nem Lula (porque não poderá concorrer mais) serão candidatos.

Aí o páreo será disputado entre seus herdeiros.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados