CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Moisés Mendes avatar

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

757 artigos

blog

Outro algoz de Lula no lugar de Moro?

"A especulação em torno do nome de Thompson Flores talvez seja apenas uma tentativa de expô-lo para ligá-lo aos esforços de blindagem dos Bolsonaros. Escrúpulo não pode ter virado uma palavra sem sentido para os magistrados", escreve o jornalista Moisés Mendes, sobre o possível substituto de Sérgio Moro no Ministério da Justiça

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Moisés Mendes, para o Jornalistas pela Democracia 

Sergio Moro pode ter feito escola no jogo de poder da extrema direita. Há outro condenador de Lula na fila como candidato à vaga deixada pelo próprio Moro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O próximo é o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores. O TRF4 revalidou e ampliou para 12 anos e um mês de reclusão a sentença de condenação de Lula no caso do tríplex, em janeiro de 2018, quando era presidido por Thompson Flores.

Foi ele quem cassou, em atitude controversa,  o habeas corpus de julho de 2018, concedido pelo desembargador Rogério Favreto, que assegurava a libertação de Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Thompson Flores deixou a presidência do Tribunal em junho do ano passado e já em novembro participou, agora como integrante da 8ª turma, do julgamento que reafirmou a condenação de Lula, no processo do sítio de Atibaia. Lula foi sentenciado, com pena ampliada, a 17 anos, um mês e 10 dias de prisão.

Pois o desembargados aparece em todas as listas como um dos prováveis sucessores de Moro. Alguém o colocou ali, mesmo que apenas como teste.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se aceitar o convite para ocupar a cadeira deixada pelo ex-juiz, Thompson Flores deve se preparar para ler e ouvir críticas fortes. É do jogo da política e da democracia. O mesmo jogo que derrubou Moro.

Os órgãos da magistratura vão aceitar essa possibilidade como se fosse normal? Não é normal, não há como aceitar, nem como parte da anormalidade brasileira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um segundo nome envolvido na condenação de Lula pode ocupar o Ministério da Justiça de Bolsonaro? Não pode. Não se trata do repetido não deve. Não pode.

A afronta não pode se repetir. O próprio Moro tem a obrigação de alertar o parceiro de que corre o risco de entrar numa fria. Não por questões éticas que o próprio Moro ignorou, mas por participar do governo sustentado por uma família com ligações com milicianos e que tenta controlar a Polícia Federal para que não chegue perto dos seus crimes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A especulação em torno do nome de Thompson Flores talvez seja apenas uma tentativa de expô-lo para ligá-lo aos esforços de blindagem dos Bolsonaros. Escrúpulo não pode ter virado uma palavra sem sentido para os magistrados.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO