CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Gomes avatar

Eduardo Gomes

2 artigos

blog

Palmas para o Tocantins

A mais nova capital brasileira conta com uma população que cresce e prospera com a vinda de pessoas de todas as regiões do país, atraídas pelas oportunidades que a cidade oferece

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A capital do Tocantins, Palmas, que completa 25 anos, nasceu de um sonho. Planejada, arrojada, plana, simples e bonita. Foi uma cidade projetada, pensada, arquitetada por muitos. Criado o Estado, através de um projeto de lei do então deputado federal constituinte Siqueira Campos e incluído no artigo 13 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição, em 1988, passou-se para a segunda etapa: criar a capital. Foi assim que nasceu Palmas, sonhada e aguardada pelos tocantinenses.

A mais nova capital brasileira conta com uma população que cresce e prospera com a vinda de pessoas de todas as regiões do país, atraídas pelas oportunidades que a cidade oferece. A estrutura ofertada para os usuários do sistema público de saúde faz de Palmas referência no setor tanto para os municípios do interior do Tocantins quanto para estados vizinhos, assim como os investimentos em Educação favorecem que a população possa ter acesso ao ensino nos diversos níveis.

A localização estratégica e os incentivos do Governo também fazem com que Palmas seja forte em atração de empresas, fortalecendo o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para os palmenses.



CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cidade foi inaugurada em 20 de maio de 1989, mas só foi instalada em 1º de janeiro de 1990. Fruto de um projeto de desenvolvimento sustentável, Palmas é uma referência para o Brasil. A cidade é dotada de parques urbanos, jardins e áreas verdes estrategicamente projetadas.

Um dos principais cartões de visita de Palmas é um enorme lago formado pela Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, com oito quilômetros de largura, local usado para a prática de diversos esportes náuticos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Localizada a 805 km de Brasília, a cidade é propícia ao desenvolvimento do turismo de negócios, eventos e ao ecoturismo. Com avenidas largas, ruas arborizadas, Palmas é a última cidade brasileira planejada do século 20. A cidade é resultado de um criterioso projeto  urbanístico, com inúmeras rotatórias permitindo o fluxo de veículos e pedestres.

A população de Palmas é composta por brasileiros de diversos estados, que vieram construir com os antigos goianos o sonho de ver nascer uma cidade em uma das localidades mais bonitas do país.  Pesquisa do Ipea aponta Palmas como a segunda capital mais segura do Brasil em proporção de homicídios e com invejável  qualidade de vida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De uma beleza natural exuberante, Palmas está localizada no coração do Brasil, se tornando principal via de acesso entre as regiões Norte e Sul do país. Através do entorno da capital tocantinense passam os grandes projetos estruturantes como a Ferrovia Norte Sul, hidrovia Araguaia-Tocantins e a BR-153, que será duplicada. 

De acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, o PIB (Produto Interno Bruto) de Palmas cresceu o triplo da média nacional de 2000 a 2011, alavancado principalmente pelos setores de serviço e comércio. O crescimento da economia municipal no período de 2002 a 2010 foi em média de 13,82% ao ano, superando os índices do Tocantins (7,2%) e do Brasil (4%).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Morar em Palmas é um privilégio, especialmente para quem acompanhou todo o processo de estruração da capital dos tocantinenses. Nesta data em que comemoramos os 25 anos de Palmas, me sinto orgulhoso de fazer parte dessa história, cheia de sonhos e realizações.

Palmas, a capital de todos os tocantinenses!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Parabéns, Palmas!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO