CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Urariano Mota avatar

Urariano Mota

Autor de “Soledad no Recife”, recriação dos últimos dias de Soledad Barrett, mulher do Cabo Anselmo, entregue pelo traidor à ditadura. Escreveu ainda “O filho renegado de Deus”, Prêmio Guavira de Literatura 2014, e “A mais longa duração da juventude”, romance da geração rebelde do Brasil

404 artigos

blog

Para o escritor Peter Lownds nos seus 77 anos

No dia 5 de agosto deste 2021, o poeta, escritor, tradutor e ator Peter Lownds completa 77 anos. Mas o que dizer para a graça da sua vida?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Se no mundo socialista houvesse um seguro lugar para as crenças astrológicas, eu diria que Peter Lownds está sob o destino do astronauta Neil Armstrong, pois nasceram no mesmo dia. O signo de Leão de ambos afirma que possuem criatividade e coragem, além de uma natural nobreza de espírito.  Para um astronauta é fácil dizer dele que tem coragem, porque desceu na Lua. Mas para um homem que dedicou sua vida à cultura, à escrita, à interpretação de papéis, onde está mesmo a coragem? Não sei se o meu leitor precisa que lhe diga, mas informo que o senhor Peter Lownds foi ator ao lado de Dustin Hoffman em Kramer vs. Kramer. Esse é um papel que todos queríamos ter, mas cadê a coragem de contracenar com a fera Hoffman? E no entanto, digo logo, para não perder a paciência do leitor, a maior prova de coragem de Peter é viver em função da arte, dos artistas e da poesia. Ora, se Neil Armstrong declarou lá na Lua que dava um grande salto  para a humanidade, o que dizer de um homem que se dedica à fraternidade entre mundos diversos, dos Estados Unidos e do Brasil? Se não sabem, o grande salto é descobrir a humanidade comum entre povos de nossos mundos aqui mesmo. Então continuo.      

Se o mundo comunista fosse o lugar tão-somente da fraternidade comum, ou dos amigos afins, amigos comuns, eu diria que nesse mundo estão José Carlos Ruy e Peter Lownds. O mais incrível dessa camaradagem é que eles não se conheciam fisicamente, nunca se deram um aperto de mãos, a não ser naquele sentido belo de Louis Armstrong em What a Wonderful World, “I see friends shaking hands” 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E se no mundo do materialismo histórico houvesse lugar para os anjos que intercedem por escritores e amigos, eu diria que José Carlos Ruy foi um dos anjos da comum amizade. Foi Ruy, o nosso clássico marxista do Brasil, quem nos apresentou. Foi Ruy o militante comunista que nos incentivou para o desígnio comum de ver o meu romance pelo grande Peter Lownds. Vocês já veem que é impossível para mim saudar a existência fecunda de Peter sem mencionar a ponte que me levou à ponte do tradutor de “A mais longa duração da juventude”. 

Em dúvida, pesquiso em minha caixa postal e de lá retiro esta mensagem: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Urariano camarada

acabo de trocar mensagens com o Peter, e ele está muito interessado em conhecer seus escritos - pensa em traduzir e publicar por lá. Dei seu email para ele e, aqui, deixo o dele para você. Espero que dê certo!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um abração, meu camarada”

Pesquiso mais, e descubro esta última mensagem de Ruy para mim e Peter em 30/01/2021, três dias antes do falecimento do nosso amigo e camarada comum:       

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Uma história engraçada - sonhei esta noite que estávamos reunidos, virtualmente, claro. Quando deu fome, liguei para pedir comida e a pizzaria me disse que não fazia  entregas fora de São Paulo, que Olinda e Los Angeles eram muito longe. Acordei na madrugada, divertido - ao menos nossa reunião não terminou em pizza! 

grande abraço, amigos”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E para concluir, devo dizer que Peter Lownds me disse por e-mail que seu melhor presente de aniversário era “estar presente no presente, momento após momento, sentindo as muitas bênçãos que tenho: casa, profissão, família, amigos, trabalho, música, poesia, tradução e uma forte ligação com grandes artistas, mestres e pensadores brasileiros”. 

O que dizer, enfim, do poeta, escritor, tradutor, amigo, ator, apresentador de entrevistas? Então eu digo, leonino: o teu trabalho é bom, a tua dedicação é  alta, mais alta que a de astronautas a descerem na Lua, Peter Lownds. Que venham mais presentes, que continue a mais longa vida do teu trabalho e arte.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO