TV 247 logo
      Robson Sávio Reis Souza avatar

      Robson Sávio Reis Souza

      Doutor em Ciências Sociais e pós-doutor em Direitos Humanos

      163 artigos

      HOME > blog

      Para os que confiam e acreditam no Supremo

      "A mais alta corte a justiça, vergonhosamente, dormiu em berço esplêndido enquanto uma quadrilha, uma imensa organização criminosa (segundo Joesley), arquitetava, consolidava e impunha um golpe em 2016", diz o colunista Robson Sávio Reis Souza; analista elenca decisões do STF desde os anos 30 e bate duro na Corte

      (Foto: STF)

      PARA OS DEVOTOS DO tribunal a serviço da Casa Grande e não, necessariamente, da Constituição, não custa nada lembrar alguns fatos abençoados pela mais alta corte da "justiça" de nosso país:  

      - em 1936, o STF negou habeas corpus a Olga Benario Prestes, permitindo que ela fosse deportada para a Alemanha nazista, onde viria a ser assassinada;

      - em 1967, negou o pedido de extradição do carrasco Franz Paul Stangl para ser julgado na Polônia; 

      - em 1946, desconheceu o recurso contra a cassação do registro do Partido Comunista do Brasil e o PCB foi fechado em plena democracia;

      - em 1947, negou recurso contra a cassação dos mandatos dos parlamentares do PCB, permitindo a anulação dos direitos políticos de Luiz Carlos Prestes, Jorge Amado, Carlos Marighella, entre outros.  

      O STF conviveu pacificamente com o golpe militar de 1964;  

      - Também, em 1964 mandou emissário para parabenizar Magalhães Pinto pelo movimento golpista. 

      - foi conivente ao AI 5, em 1968; - em 1971, sancionou o decreto 1.077/70, que estabelecia a censura prévia; - ratificou a malfadada lei da anistia; 

      - aceitou e abençoou o confisco da poupança por Collor, em 1990.  

      Em 1999, mandou soltar o banqueiro Salvatore Cacciola;  

      - em 2008, libertou o banqueiro Daniel Dantas; 

      - em 2011, libertou o médico estuprador Roger Abdelmassih. (Enquanto isso, nossas prisões estão abarrotadas, com quase a metade dos possíveis infratores sem uma sentença definitiva).  

      Em 2016, o Supremo assistiu um juizeco de piso grampear a presidenta e divulgar o áudio na #Globogolpista e se curvou à ilegalidade.  

      E para terminar essa pequena lista de proezas, a mais alta corte a justiça, vergonhosamente, dormiu em berço esplêndido enquanto uma quadrilha, uma imensa organização criminosa (segundo Joesley), arquitetava, consolidava e impunha um golpe em 2016.  

      Hoje, a justiça brasileira está mais na condição de ser sentenciada do que proferir sentenças.  #ComOSupremoComTudo

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: