CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Artur Voltolini avatar

Artur Voltolini

Editor do Favela 247

2 artigos

blog

Para os ricos, Governo e Prefeitura. Para os pobres, sobra a PM

Nas UPPs quem gerencia o trânsito é a PM, CET é para o asfalto. Quem dá aula de artes marciais é a PM, sensei é para playboy. Secretaria de cultura pra quê? Subprefeitura? Um luxo!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um grupo de homens vestidos com um desconfortável uniforme cinza petróleo, cobertos por coletes à prova de balas, carregam fuzis de guerra enquanto destroem calmamente fios de barbante, tomados por bandeirinhas coloridas de papel, que decorariam uma festa junina para crianças na localidade conhecida como Zona do Medo, na favela da Fazendinha, no Alemão, enquanto são observados e filmados por mulheres revoltadas com a situação.

A cena, de um realismo fantástico tosco, foi captada no dia 15 de julho e já teve mais de 45 mil visualizações nas redes sociais. Questionado pelo jornal A Voz das Comunidades, o comando da UPP soltou uma nota lacônica: "De acordo com o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fazendinha, o evento não tinha autorização e não houve solicitação formal à Polícia Militar. Outros eventos na comunidade estão programados para esse fim de semana. Abs."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É assim nas favelas com UPPs: não se faz nada sem autorização militar. Em nenhuma outra área da cidade é assim. Nas UPPs quem gerencia o trânsito é a PM, CET é para o asfalto. Quem dá aula de artes marciais é a PM, sensei é para playboy. Secretaria de cultura pra quê? Subprefeitura? Um luxo! Para a favela, basta a PM.

Uma das mulheres indignadas questionava a liberação de uma festinha semelhante na localidade do Areal, dizendo que só liberaram porque lá houve dinheiro para a PM, enquanto aquela festinha, que seria organizada apenas pelos moradores, não tinha pago nada. Outra mulher afirmava aos gritos que aquela decoração tinha saído do bolso dos moradores, que não era evento ligado ao tráfico. No final ela questiona: "Aí a criança fica revoltada, com raiva de polícia. Por que será?".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os militares, principalmente os brasileiros, devem ser a classe menos preparada para lidar com festinhas infantis. Enquanto o Governo do Estado e a Prefeitura deixarem toda a administração pública das favelas com UPPs na mão da PM, não vai ter festinha para ninguém.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO