CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Camilo Vannuchi avatar

Camilo Vannuchi

Jornalista, escritor, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela USP, membro da Comissão Municipal da Verdade da Prefeitura de São Paulo

39 artigos

blog

Para que não se esqueça

Documentário revela os bastidores da produção do livro "Brasil: Nunca Mais", audaciosa investigação sobre a prática da tortura no regime militar, lançado há 30 anos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (João, 8:32).

"Modos e instrumentos de tortura". "Tortura em crianças, mulheres e gestantes". "Como eram efetuadas as prisões". "A sedução da morte". "A Casa dos Horrores". "Mortos sob tortura". Para ter uma ideia do que irá encontrar nas páginas de um livro, o melhor caminho é passar os olhos pelo sumário. Os títulos dos capítulos revelam, como aperitivo fúnebre, o horror condensado nas páginas de "Brasil: Nunca Mais". O que nem a leitura mais atenta revela por completo é a a história real por trás do livro: como se formou e como atuava a complexa e corajosa rede de investigação e denúncia montada de forma sigilosa em 1979, em São Paulo, sob o patrocínio da Cúria Metropolitana, na figura necessária e entusiasmada do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao longo de cinco anos, advogados, jornalistas e outros colaboradores mergulharam na barbárie da repressão para copiar e analisar mais de 700 processos em tramitação no Supremo Tribunal Militar. Perscrutaram e compararam depoimentos de presos que foram vítimas das piores formas de violação dos Direitos Humanos. Listaram pela primeira vez uma primeira escalação de mortos e desaparecidos, no que viria a se tornar um esboço do amplo rol de vítimas da ditadura reunido nas décadas seguintes. Sistematizaram, enfim, as modalidades de tortura, algumas vezes com riqueza de detalhes, e os mais importantes endereços dedicados à pancadaria e à humilhação oficiais, à pancadaria e à humilhação como políticas de Estado.

Do trabalho investigativo dessa equipe, da qual fizeram parte, sob o sigilo do anonimato, o jornalista Ricardo Kotscho e o escritor Frei Betto, também jornalista e frade dominicano, entre outros, sob a coordenação de Paulo Vannuchi, ministro de Direitos Humanos no governo Lula e atual representante do Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, resultou um relatório de 5 mil páginas. Com tiragem restrita, esse documento foi distribuído em meados dos anos 1980 por universidades, bibliotecas e entidades nacionais e internacionais de defesa dos Direitos Humanos. Uma síntese, com capa vermelha e pouco mais de 300 páginas, chegou às livrarias em 1985, primeiro ano de governo civil após 21 anos de exceção, com prefácio assinado por Dom Paulo e o clamoroso título "Brasil: Nunca Mais".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O filme

No ano em que "Brasil: Nunca Mais" completa três décadas de militância, ainda vigoroso em sua 40ª edição, o documentário "Coratio", de Ana Castro e Gabriel Mitani, chega para compartilhar com a segunda e a terceira geração de resistentes os bastidores daquela história. Para os que viveram os estertores da ditadura, "Coratio" será não apenas uma forte lembrança, mas o farol que aponta para o futuro: tudo aquilo que não podemos permitir que volte, em especial num momento de evidente fragilização das instituições, guinada fervorosa à direita e um presidente da Câmara dos Deputados que flerta sistematicamente com o absolutismo em sua perigosa condução.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sobretudo, "Coratio" nos fala da tortura, prática ainda recorrente, amplamente utilizada como método institucional de repressão, especialmente contra a população mais fragilizada, os pretos, pobres e putas das periferias. "Três década após o lançamento, ainda não podemos dizer 'nunca mais' para a tortura e a violência do Estado", dizem os realizadores do filme. Tampouco a execução sumária e o desaparecimento de presos desapareceram. Instrumento jurídico ainda recorrente em muitos Estados é o chamado "auto de resistência", que permite ao policial que mata escapar de qualquer forma de investigação quando o homicídio por ele praticado é justificado no boletim de ocorrência como "resistência seguida de morte". Espécie de salvo conduto para implementar, na prática, a pena de morte no Brasil, sobretudo contra o jovem negro da periferia, o "auto de resistência" se mantém como um anacrônico e cruel escombro da ditadura. O grito de "nunca mais" ganha novos significados e novos objetivos a cada geração. O luzeiro do livro de capa vermelha se mantém.

Lançamento
"Coratio", de Ana Castro e Gabriel Mitani
Sábado, 4 de julho, às 14h.
Memorial da Resistência: Largo General Osório, 66, Luz, 5º andar. São Paulo, SP.
Entrada franca.
Após a exibição do filme, às 15h30, haverá um debate com Paulo Vannuchi, Anivaldo Padilha e Bruno Paes Manso.
Teaser:  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Trailer "Coratio" from Linha de Pensamento on Vimeo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO