CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cadu  Amaral avatar

Cadu Amaral

30 artigos

blog

Para quê serve a Folha de S. Paulo?

A Folha poderia ser mais aproveitada nas faculdades. Ela é um belo exemplo de como não se fazer jornalismo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na última sexta-feira, 08 de novembro, a Folha de S. Paulo publicou a seguinte manchete: Prefeito sabia de tudo, diz fiscal preso, em gravação. Trata-se de matéria sobre fraude no Imposto Sobre Serviços (ISS) na prefeitura de São Paulo. O atual prefeito, Fernando Haddad (PT), constituiu uma controladoria que descobriu um grande esquema de desvios na gestão anterior de Gilberto Kassab (PSD).

Logo de cara, ao esquema se tornar público, quatro fiscais foram presos. Um dos suspeitos seria dono de um carro Porsche. O preço desses automóveis chega a 800 mil reais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao revelar o esquema milionário, prender suspeitos, submetê-los a inquérito e, consequentemente, a julgamento, Haddad colocou o dedo na casa do maribondo. Pior, fez tudo isso em cima de um esquema antigo, da gestão anterior que, é ligada a José Serra (PSDB).

Kassab foi o vice do Serra na prefeitura que renunciou para ser candidato a governador de São Paulo em 2006. Em 2008, Kassab disputou contra Geraldo Alckmin do PSDB, mas sem o apoio do então governador, Serra, que apoiou Kassab. Portanto, atingir Kassab significa que fatalmente se atingirá Serra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas o que isso tem a ver com a Folha de S. Paulo e sua manchete de 08 de novembro desse ano?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Qualquer desavisado ao ler aquilo pensará se tratar de Fernando Haddad e não do ex-prefeito Gilberto Kassab. A manchete honesta jornalisticamente seria: Kassab sabia de tudo, diz fiscal preso, em gravação. Como ilustrou bem, Ivan Freitas, autor da arte que ilustra esse texto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Folha é o típico jornal feito para a elite paulistana. Fonte de inspiração do Integralismo. Que odeia tudo o que tem viés popular. Apoiou a ditadura civil-militar e, tenta agora a todo custo, envolver Haddad no esquema que seus parceiros montaram.

Infelizmente muita gente que não se enquadra no perfil da elite paulistana nutre por esse veículo impresso respeito ou admiração. Postura oriunda no conceito comum do que seria sucesso. Sucesso nas sociedades capitalistas é o seu aporte financeiro e não o que você faz, ou como você faz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se tem muito dinheiro ou, no caso, estrutura para ter o tamanho que tem – a Folha circula nacionalmente – é por que é bom. Não se leva em conta como se chegou até onde está. A única coisa mais ou menos na Folha de S. Paulo é o papel onde ela é impressa. Igual em todos os outros jornais impressos.

Sobre o caso dos fiscais da cidade de São Paulo, Fernando Haddad já afirmou que ninguém está livre de ser investigado se assim for necessário. Mais um ponto para ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo menos uma coisa boa tem a Folha de S. Paulo. Ela poderia ser mais aproveitada nas faculdades de Jornalismo. Ela é um belo exemplo de como não fazer jornalismo. Serve para ilustrar aos estudantes que tipo de imprensa e de prática jornalística se quer no país. Se realmente vale a pena trabalhar em veículos "badalados", mas que produzem lixo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO