CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valter Lima avatar

Valter Lima

5 artigos

blog

Para que servem pesquisas eleitorais neste momento?

Faltando 19 meses para as eleições, os supostos dados divulgados na imprensa sergipana nesse fim de semana – caso sejam verdadeiros – não revelam outra coisa senão o fato de que, nas hostes governistas, ainda não há um nome colocado para a disputa e que João Alves e Eduardo Amorim estão no imaginário popular diante do histórico que possuem

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O último final de semana foi marcado por informações publicadas na imprensa sergipana sobre supostas pesquisas eleitorais que dariam a dianteira folgada a nomes da oposição em relação à disputa eleitoral de 2018 para o governo estadual. Segundo o NE Notícias, o ex-prefeito João Alves Filho (DEM) teria confidenciado a amigos que lidera em três pesquisas. No grupo de WhatsApp "Café com Política", Edivan Amorim publicou que, em pesquisas governistas, o senador Eduardo Amorim "lidera com folga em qualquer cenário".

Para quem servem estas supostas sondagens eleitorais neste momento?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para NADA!

Faltando 19 meses para as eleições, os supostos dados – caso sejam verdadeiros – não revelam outra coisa senão o fato de que, nas hostes governistas, ainda não há um nome colocado para a disputa e que João Alves e Eduardo Amorim estão no imaginário popular diante do histórico que possuem. Um já governou o Estado três vezes. E o outro foi o candidato derrotado na eleição de 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

João e Amorim estarem liderando pesquisas agora lembra o já passado 2013, quando eles também tinham folga em relação ao governador Jackson Barreto. Naquele ano, João iniciava a pavorosa gestão à frente da prefeitura de Aracaju e Amorim surfava na oposição ao governo de Marcelo Déda, que havia perdido maioria na Assembleia Legislativa um ano antes e sofria na luta contra o câncer.

Um ano depois – já em 2014, João ainda era um nome forte e Amorim também se mantinha bem, na disputa contra o governador Jackson Barreto (que já havia assumido definitivamente a gestão estadual após o falecimento de Déda).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em março do de 2014, João arregou da disputa, uma vez que as pesquisas internas já mostravam um empate entre os três postulantes.

Sobrou então para Amorim representar a oposição na tentativa de tomar o poder.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em junho, no último dia das convenções eleitorais, o senador atraiu para o seu lado o maior número de apoios, num balaio imenso de partidos.

Três meses depois, a que serviram estes apoios todos e as pesquisas eleitorais de meses antes?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A mesma serventia que possuem agora: para NADA.

Jackson se reelegeu numa vitória histórica, deixando seus adversários atordoados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais de dois anos após a derrota, Amorim e companhia limitada – agora também com a presença do grupo de Valadares – ainda não se encontraram. Perderam a disputa na capital no ano passado, perderam na disputa pelo comando da Câmara de Vereadores da capital e agora se engalfinham para decidir quem irá ao embate de 2018. Fingem uma unidade que não existe na prática e fingem uma confiança que já não convence ninguém.

Do lado do governo do Estado, há muitos problemas – isto não dá para negar. JB, animal político desde sempre, ainda precisa encontrar uma marca para deixar no seu governo. No entanto, não dá para subestimá-lo. Afora isso, o nome colocado até o momento para tentar sucedê-lo, o do vice-governador Belivaldo Chagas, pode surpreender a oposição.

Quanto à oposição, fica a análise feita pelo ex-presidente do PT, Silvio Santos, atual presidente da Funcaju. Para ele, a oposição está "definhando". A oposição "continua incorrendo no erro que eleição é aritmética, bastava somar alguns caciques, algumas lideranças que estava resolvida a eleição. E em eleição não é assim, quando você junta dois tipos de liderança, que é meio água e meio óleo, nem sempre dois mais dois são quatro. Às vezes é nenhum", avalia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO