CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ediel Ribeiro avatar

Ediel Ribeiro

Jornalista, cartunista e escritor

171 artigos

blog

Paulo Freire vive!

Suas ideias continuam vivas até hoje, apesar do bolsonarismo

Paulo Freire (Foto: Reprodução )
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” (Paulo Freire)

Paulo Freire, patrono da educação brasileira, que completaria hoje cem anos, se vivo, foi, também, o mais importante educador brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Autor do mais bem-sucedido método de alfabetização de adultos - experiência que alfabetizou 300 pessoas em apenas 40 horas de estudo, em Angicos, no Rio Grande do Norte - e o maior filósofo da educação brasileira, ainda assim seu centenário de nascimento, celebrado no mundo inteiro, deve passar sem ser lembrado pelo Ministério da Educação (MEC).

Paulo Reglus Neves Freire - ou, simplesmente, Paulo Freire -  considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, cujo pensamento contribuiu muito para a criação de políticas públicas, tem sido constantemente marginalizado pelo presidente Jair Bolsonaro (homem pouco afeito à educação) e por todos os ministros que ocuparam o comando da Educação. Bolsonaro  chegou a escrever em seu plano de governo que expurgaria a “filosofia freiriana das escolas”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na última quinta-feira (16), no entanto, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu o governo federal de tomar qualquer atitude que atente contra a dignidade e a moral de Paulo Freire, que vem sendo alvo constante de ataques do presidente Bolsonaro, seus filhos e seguidores.

A perseguição ao educador, entretanto, não é nova. Em 1964, depois da ascensão dos militares ao poder, o criador do movimento chamado ‘pedagogia crítica’, foi preso e exilado pela Ditadura Militar, por ensinar a população pobre. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Freire morou na Bolívia, Chile, Estados Unidos e Suíça. No Chile, em 1968, escreveu sua obra mais conhecida: “A Pedagogia do Oprimido”. Ao longo da década de 70, desenvolveu atividades políticas e educacionais em diversos países da África, Ásia e Oceania. Ele só retornou ao Brasil em 1980, com a Anistia Internacional.

Paulo Freire foi declarado oficialmente o Patrono da Educação Brasileira em 2012. Homenagem proposta pela então deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, como Lei 12.612/2012.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O pensador, reconhecido como o maior filósofo da educação brasileira, foi traduzido para mais de 20 idiomas, agraciado com 41 títulos honoris causa e escolhido para nomear 102 centros de pesquisa, mais de 400 escolas no Brasil e nove em outros países. 

Morto há mais de 20 anos, o educador é o terceiro autor mais citado no mundo em ciências humanas, ainda assim, apoiadores do atual presidente da República insistem em atacar seu legado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Paulo Freire nasceu no Recife, filho de uma  família de classe média, mas devido à crise econômica de 1929 e à morte do pai em 1934, viveu uma adolescência difícil. 

Apesar disso, conseguiu concluir os estudos. Em 1943, aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Formado, não chegou a exercer a profissão, preferindo dar aulas de língua portuguesa numa escola de segundo grau.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 1947, Freire assumiu o cargo de diretor de educação do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Recife, quando passou a se interessar pela alfabetização de adultos e pela educação popular. 

Na década de 1950, foi professor universitário e concluiu o doutorado em Filosofia e História da Educação.

Nos anos 60, trabalhou com movimentos de educação popular e, no governo de João Goulart, coordenou o Plano Nacional de Alfabetização, com objetivo de tirar 5 milhões de pessoas do analfabetismo. 

Seu método, conhecido como “pedagogia da libertação”, tinha como proposta uma educação crítica a serviço da transformação social.

Paulo Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco, e faleceu no dia 2 de maio de 1997, em São Paulo.

Mas suas ideias continuam vivas até hoje.

Apesar do Bolsonarismo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO