CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Pelo telefone

"Os governos de São Paulo, municipal e estadual estão medindo o nível de adesão ao confinamento social por meio do telefone celular. É óbvio que esse critério leva a inúmeras distorções", alerta Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

Os governos de São Paulo, municipal e estadual estão medindo o nível de adesão ao confinamento social por meio do telefone celular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As operadoras fornecem às autoridades estatísticas diárias de quantos aparelhos se deslocam a mais de 200 metros de suas residências para definir se os cidadãos obedecem ao mantra “fique em casa”.

É óbvio que esse critério leva a inúmeras distorções.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por exemplo: se eu resolvo dar uma volta de carro pela cidade, sozinho, sem sair dele em nenhum momento, e depois volto para casa, eu me afasto de casa, mas não vejo de que modo posso estar contribuindo para o aumento do número de infectados ou mortos se não tenho contato com ninguém nem ando na calçada.

De qualquer modo, entro na estatística dos telefones e posso ser acusado de infringir as determinações das autoridades se estiver portando meu celular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, se faço a mesma viagem, mas deixo meu celular em casa, a minha operadora vai informar que sou um cidadão obediente.

O que a OMS proíbe é a aglomeração, preconiza o distanciamento social e o telefone não é capaz de captar essa situação, diz apenas que eu me desloquei.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O celular também não informa se eu me desloco protegido por máscara ou não.

Outra distorção: se eu, de novo de carro, me desloco um quilômetro para ir ao supermercado vou constar como desobediente, mas não estou fazendo nada mais que cumprir a lei, vou me abastecer de comida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar dessas distorções, o dr. Davi Uip, que faz parte do gabinete de crise do governo do estado afirmou, ontem, que o número de mortos aumentou de 188 para 540, entre os dias 2 e 9 de abril porque a obediência à quarentena caiu de 55% para 47%. E que com 70% de adesão a epidemia será controlada.

Se os paulistas fizerem seus deslocamentos deixando o celular em casa, a meta será alcançada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO