CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Perdas repentinas

A perda é algo que realmente não sabemos administrar e nem metabolizar. Não conseguimos de imediato estabelecer uma razão para esse tipo de ausência repentina

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ontem perdemos um grande ator, diretor, escritor, e comentarista de cinema (apaixonado pela sétima arte), José Wilker.

O cara era um talento incrível, uma inteligência ímpar e não tinha nenhum problema que apontasse para o tal infarto que o levou. Morte súbita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu, particularmente, ano passado perdi um chefe meu, o diretor do Instituto de Química da UFRJ, o professor Joab Trajano.

Pessoa incrível, inteligentíssimo, ativo, bom pai, bom marido, bom professor, bom diretor... Tantos "bom" que levaria dias apontando o quanto Joab faz falta a todos diariamente lá no nosso laboratório, por exemplo, que é onde ele a maior parte do dia ficava, e foi lá, inclusive, que se foi. De infarto agudo, também. Há controvérsias, mas foi uma morte súbita, deixando diversos órfãos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há alguns anos, entrei para especialização em polímeros da UERJ e tive aula com uma pessoa incrível, dona de uma personalidade forte, difícil de lidar, mas não sei porque cargas d´água conquistei o coração e ela iria me orientar. Pois bem, professora Fernanda Coutinho, naquele ano que torceu tanto por meu sucesso na prova do IMA da UFRJ para o mestrado, em que não passei por uma bobagem, ela que me disse que eu ia longe e que queria participar da minha história e seria minha orientadora na monografia da conclusão do curso em que tirei notas excelentes na sua disciplina, faleceu. De infarto do miocárdio. Morte súbita.

Estava aqui comigo pensando, refletindo, buscando um porquê Deus nos leva pessoas desse jeito?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E pensando ainda estava quando as pessoas que tanto amamos de repente também se vão, somem, e ainda vivas parecem subitamente morrer para nós.

A perda é algo que realmente não sabemos administrar e nem metabolizar. Não conseguimos de imediato estabelecer uma razão para esse tipo de ausência repentina.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talvez por nos apegarmos demais, por ser preciso termos referenciais, por não termos certeza do que há do outro lado ou se há outro lado, se há vida eterna, outra vida, reencarnação, seja qual for a crença, todos temos incertezas quanto ao destino de todos nós no depois dessa passagem.

Pois bem, eu como católica, acredito em vida eterna, para mim, a morte não deveria ser algo tão chocante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O meu sentimento maior vem depois, com a perda do contato, com perceber de que quando procuro ou dou falta, a pessoa não está mais lá e nunca mais poderá estar. Daí vem a dor, daí vem o luto e daí vem o pranto.

Essa coisa é muito complexa. A psicologia estuda o estado de luto e ele não é fácil de cuidarmos, tratarmos dele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há fases do luto, como uma professora minha estava tratando outro dia na sala da minha pós na UFRJ.

Realmente, há de se respeitar esse luto, respeitar a dor e a raiva pela revolta da retirada repentina desse alguém da vida dos que a querem bem.

E quando perdemos alguém, como se morresse e essa pessoa ainda está viva? Acho ainda a sensação pior. Pois sabemos que podemos estar e não conseguimos contato, resposta, olhar... Essa, acredito que seja a pior morte.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO