CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

Perigo à vista

"Tivemos um onze de agosto memorável. Pena que foi tão curto: no dia seguinte soubemos que o presidente continua subindo nas pesquisas", alerta Eric Nepomuceno

Bolsonaro e a constituição (Foto: Twitter de Jair Bolsonaro)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o 247

Mais de um milhão de assinaturas reunidas na famosa Carta pela democracia, a grande imprensa – a mesma que apoiou Sérgio Moro e sua quadrilha, que aplaudiu o golpe contra Dilma Rousseff e agora mudou de rumo – baixando o malho sobre Jair Messias, enfim, tivemos um onze de agosto memorável. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pena que foi tão curto: no dia seguinte soubemos que o desequilibrado presidente continua subindo nas pesquisas eleitorais, e parece que a única explicação para ese absurdo é a dinheirama que ele e sua curriola no Congresso estão distribuindo país afora.

Será? 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele diminuiu sensivelmente a vantagem de Lula nos dois maiores colégios eleitorais brasileiros, São Paulo e Minas. Além disso, também cresceu o número dos que aprovam o seu – digamos – governo.  

Será que esses dois estados abrigam um número tão considerável de beneficiados pela distribuição de dinheiro e outros penduricalhos que teriam mudado sua intenção de voto?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talvez. Mas a explicação deve ser outra, e bastante dolorosa: há, no eleitorado brasileiro, além de uma ignorância política crônica, adubada desde os tempos da ditadura militar, um reaccionarismo latente. Uma espécie de medo a qualquer coisa que soe ou pareça comunismo, e que Jair Messias menciona cada vez mais quando abre a boca.

É contra esse fantasma que Lula e sua equipe precisam lutar com urgência. Não se trata de eleitores conservadores: são claramente reacionários, o que é muito diferente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse reacionarismo, em todo caso, não encobre a maioria esmagadora do eleitorado. Há espaço para propostas minimamente progressistas, e as reeleições de Lula e Dilma comprovam isso.          

Mas não deixa de ser preocupante – e um tanto asustador – esse crescimento de Jair Messias, o pior e mais abjeto presidente da história da República, justo em São Paulo e Minas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2018 o Brasil mostrou do que é capaz numa eleição. Será que corremos o risco de repetir a dose e enterrar o futuro de uma vez?

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO